Perfil das Comarcas Paes Landim

Cidade Comarca

Sobre a cidade (Informações IBGE)

Clique para Visualizar

Paes Landim - PI

Histórico

No ano de 1894, no lugar denominado Juá, de propriedade de Antônio Lagoa, chegou um grupo de imigrantes procedentes dos Estados do Ceará e Pernambuco, com a finalidade de explorar a borracha de maniçoba, muito abundante no lugar e na época, com preço altamente compensador. Vária,, casas foram construídas, formando-se movimentado núcleo populacional.

Como a topografia do terreno não era favorável, em 1904, resolveram seus habitantes procurar locai mais apropriado, recaindo a escolha no lugar "Costa", um terreno excelente, de propriedade de Modesto José Dias, que viera de Jaicós.

A povoação cresceu rapidamente, sendo elevada à categoria de Povoado em 1905, passando da jurisdição de Oeiras para a de São João do Piauí.

Em 1913, por iniciativa do padre Felipe, vigário da Freguesia de São João do Piauí, coadjuvado por Modesto Dias, Benjamim Moura e outros, foi construída uma capela em homenagem a São José. Nessa ocasião o progresso era evidente. Inúmeras casas residenciais e bom número de estabelecimentos comerciais deram à localidade estrutura de Povoado.

José Francisco Paes Landim e o vereador Raimundo Moraes de Moura, representante do Povoado "Costa", na Câmara Municipal de São João do Piauí, iniciaram campanha visando à elevação do Povoado à categoria de Cidade. O movimento atingiu o objetivo em 1962, quando se criou o Município, com o nome de Paes Landim, em homenagem ao capitão Francisco Antônio Paes Landim Neto, político sanjoanense.

Gentílico: paes-landinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Paes Landim, pela lei estadual nº 2349, de 08-12-1762, desmembrado de São João do Piauí. Sede no atual distrito de Paes Landim ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

Fonte: IBGE

Termos

Clique para Visualizar

Cidade não é sede de nenhum termo

Clique para Visualizar

Varas

Clique para Visualizar

Vara Única.

Possui um acervo de 479 processos.

Juiz Drº. Juscelino Noberto da Silva Neto (titular).

Possui 07 (sete) Servidores:

01 (um) Oficial de Gabinete;

01 (um) Escrivão;

02 (dois) Analistas Judiciais;

02 (dois) Técnicos Administrativos;

01 (um) Oficial de Justiça.

Clique para Visualizar

Juizados

Clique para Visualizar

Não possui Juizado.

Cartórios (Informações CNJ Justiça Aberta)

Clique para Visualizar

Possui um Cartório Extrajudicial (Cartório Único/Serventia Mista).

Penitenciárias

Clique para Visualizar

Não possui Penitenciária.