Perfil das Comarcas Eliseu Martins

Cidade Comarca

Sobre a cidade (Informações IBGE)

Clique para Visualizar

Eliseu Martins Piauí - Pi

 

Histórico

A fazenda Forquilha implantada por volta do ano de 1880, pelo senhor Teodoro Dias, no interior do município de Jerumenha, deu origem à cidade de Eliseu Martins. Aos poucos foram chegando outros moradores que, apropriando-se das terras devolutas situadas em redor da fazenda, instalaram-se com fazendas de gado e atividades agrícolas, formando um núcleo populacional, destacando-se entre seus pimeiros moradores, além do pioneiro Teodoro Dias os pecuaristas: Agesislau Martins da Rocha, Angelo Felipe Neri, Antônio Fernandes da Silva, Areolino PereiraPraça, Ângelo Pereira da Cruz, Roberto Dias da Silva e Antônio Martins.

Somente a partir do ano de 1932, com a criação da Feira do Bagaço, que notabilizou-se em toda a região, a povoação entrou um ritmo de progresso bem mais acentuado, em que pese a grande estiagem que na época castigava todo o Estado.

A feira foi um marco importante no processo de crescimento da povoação. A partir da sua criação, muitas famílias para ali se dirigiram, formando um povoado progressista, com a denominação de Jacaré.

O povoado adquirira uma estrutura sólida, que já lhe permitia pensar na sua emancipação política. Dessarte, os principais líderes da localidade se organizaram e em conjunto fizeram a reinvindicação que foi concretizada. O povoado Jacaré foi elevado à categoria de município pela lei estadual n 1.542, de 30 de julho de 1957, tendo sido instalado no dia 20 de outubro de 1957, com o nome de Eliseu Martins, em homenagem ao ex-senador e filho da terra, Dr. Eliseu de Sousa Martins.

Gentílico: eliseu-martinino ou eliseu-martisino

 

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Eliseu Martins, pela lei estadual n 1.542, de 30-07-1957, desmembrado de Jurumenha. Sede no atual distrito de Eliseu Martins.Costituído do distrito sede.Instalado em 20-10-1957.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

Fonte: IBGE

Termos

Clique para Visualizar
Clique para Visualizar

Varas

Clique para Visualizar

Vara Única.

Possui um acervo de 837 processos.

Juiz Drº. Paulo Roberto (designado).

Possui 10 Servidores:

02 (dois) Escrivões;

04 (quatro) Analistas Judiciais;

03 (três) Técnicos Administrativos;

01 (um) Oficial de Justiça.

Clique para Visualizar

Juizados

Clique para Visualizar

Não possui Juizado.

Cartórios (Informações CNJ Justiça Aberta)

Clique para Visualizar

Possui um Cartório Extrajudicial (Cartório Único/Serventia Mista).

Penitenciárias

Clique para Visualizar

Não possui Penitenciária.