Notícias Homenagem (26/01/2011 - 09:26)      

Novo Juizado Especial de Picos homenageia Juiz Virgílio Madeira Martins

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, inaugurou na noite da última sexta-feira, 21.01, na cidade de Picos (308 km ao sul de Teresina) as instalações do Juizado Cível e Criminal “Juiz Virgílio Madeira Martins”, que funcionará anexo à Faculdade R.Sá-IESRSA . Presentes à solenidade, além de convidados, pessoas do meio jurídico da região e funcionários do Poder Judiciário e da IERSA, a primeira dama do TJ-PI, juíza Celina Moura; o diretor da IESRSA, Raimundo de Sá Urtiga Filho; juiz Virgílio Madeira Martins Filho; juiz Adelmar de Sousa Martins, titular do novo JECC; além da Da. Maria Luiza de Moura Melo e Freitas e Dr. Antônio Lopes, respectivamente, titulares da 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude da capital.

 

O diretor da IESRSA, Raimundo de Sá Urtiga Filho, abriu os pronunciamentos exprimindo a satisfação na parceria com o TJ-PI, o que para ele acentua tanto o caráter docente do núcleo de prática jurídica quanto a prestação jurisdicional lá oferecida, já que o JECC fica instalado em um ponto estratégico, visando oferecer facilidade de acesso aos bairros São José e Aerolândia, os dois mais populosos da cidade de Picos; e funciona, desde sua primeira hora, totalmente virtualizado.

 

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do TJ-PI, Virgílio Madeira Martins Filho, representando a família do homenageado, traçou um perfil do homenageado, falecido em dezembro último, enquanto pai, profissional e também figura pública na cidade de Picos, onde residiu e trabalhou por vários anos como magistrado, criando raízes, amizades e uma forte identificação com a região. O juiz responsável pelos trabalhos do novo JECC, Dr. Adelmar de Sousa Martins, reforçou o importância do funcionamento virtualizado do novo juizado como potencializador do melhoramento da prestação jurisdicional, e também em sua oratória voltou ao perfil do homenageado Virgílio Madeira Martins.

 

Após o descerramento da placa inaugural e do corte da fita, o presidente do TJ-PI, Des. Edvaldo Pereira de Moura encerrou os pronunciamentos falando de sua satisfação em entregar um unidade jurisdicional totalmente virtualizada á cidade de Picos, onde residiu e trabalhou como magistrado por vários anos. Lembrou ainda dos vínculos de amizade com o homenageado e fez breve apanhado de seu primeiro ano à frente do TJ-PI, além de futuros projetos sociais idealizados para o decorrer da administração.


Fonte: Ascom - TJ-PI