Notícias Paz (07/12/2011 - 11:44)      

Com apoio do TJ-PI, Núcleo realiza ato contra a violência à mulher

 

O Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha comemora o sucesso da Mobilização Contra a Violência à Mulher. O evento reuniu nesta terça-feira(06.12), na Praça da Liberdade, no centro, representantes do movimento feminista em manifestação contra a violência doméstica. Foram exibidas faixas e cartazes com palavras de ordem. O Núcleo funciona no Juizado Especial de Crimes Contra a Mulher, que tem à frente o Juiz de Direito Olindo Gil Barbosa. A mobilização teve o apoio de várias entidades, como o Tribunal de Justiça, o Conselho Regional de Serviço Social, Defensoria Pública, Diretoria Estadual de Políticas Públicas Voltadas às Mulheres, dentre outras.

De acordo com a Assistente Social Maria José do Nascimento, a mobilização é mais uma iniciativa visando a conscientização da sociedade acerca dos direitos conquistados pelas mulheres, além de um protesto contra todas as formas de violência contra o sexo feminino. Segundo o Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo, a cada 9 segundos, uma mulher sofre agressão no Brasil. A mesma entidade revela que a cada 13 segundos, uma mulher é assassinada no país. Em Teresina, segundo a Delegacia de Proteção à Mulher, só este ano, 23 mulheres forma mortas na Capital.

Paralela à mobilização, o Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha desenvolveu a Campanha do Laço Branco. A idéia partiu de um grupo de homens na Holanda, depois que, em 1991, um jovem entrou armado em uma Faculdade e matou dezenas de mulheres. Desde então, laços brancos são usados distribuídos por ativistas de movimentos pelo fim da violência contra a mulher.


Simplicio Belo da Silva Junior
Fonte: Ascom - Corregedoria Geral da Justiça