Notícias Corregedoria (18/06/2012 - 22:12)      

Corregedor Geral de Justiça do Piauí quer ouvir a população

Corregedor Geral de Justiça do Piauí quer ouvir a população

O Desembargador Corregedor de Justiça do Estado Francisco Paes Landim já determinou a instalação um stand de informações para serem instalados na sede do TJ-PI que deverá informar a todos os jurisdicionados, advogados na sede do TJ-PI que deverá informar a todos os jurisdicionados, advogados, serventuários e interessados em sugerir, criticar, obter informações sobre os atos do Tribunal como um todo. “Vamos aplicar á risca a Lei da Transparência”, adiantou Corregedor.

Outras modalidades de ouvir o povo do estado já sendo providenciadas pela Corregedoria Geral de Justiça. Um Portal de Noticias com janelas abertas para a participação popular e publicação de todos os atos da Corregedoria já está sendo construído. Um convênio assinado entre o TJ-PI e Assembleia legislativa do estado também levará ao ar um programa de semanal de TV com informações da Justiça do Piauí.

A Corregedoria contará com o apoio  da Presidente do Tribunal de Justiça Desembargadora Eulália e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para estes atos de transparência, garantiu o Corregedor.

Projeto neste Sentido já está sendo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça. Vejam  a matéria do CNJ:

Uma equipe de servidores da Corregedoria Nacional de Justiça estará na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre, durante esta semana, para ouvir os cidadãos que queiram apresentar críticas, elogios ou sugestões sobre o funcionamento do Judiciário no Estado. O atendimento começa nesta segunda-feira (18/6) às 14h e prossegue até quinta-feira (21/6), das 10h às 18h

. A iniciativa faz parte do trabalho de inspeção que será realizada pelo órgão durante toda a semana na Justiça Comum do RS. As informações coletadas durante o atendimento individual à população servirão de complemento às visitas feitas pela equipe de juízes auxiliares e servidores às unidades de primeiro e segundo graus. Embora a inspeção abranja apenas a Justiça Estadual, eventuais reclamações ou sugestões sobre os demais ramos do Judiciário (trabalhista, eleitoral e militar) também poderão ser colhidas no atendimento.

Os interessados em se manifestar devem procurar o posto de atendimento do CNJ no TJRS munido de documento de identidade com foto e comprovante de residência. Para ser atendido no mesmo dia, é preciso comparecer ao local até as 15h. Depois desse horário, o atendimento poderá ser agendado para o dia seguinte. Manifestações quanto à demora no andamento de processos, pagamento de precatórios, estrutura de varas e juizados podem ser apresentadas no atendimento. Todas elas serão analisadas pela equipe do órgão em Brasília.

 

A Corregedoria Nacional de Justiça tem atribuição para tratar apenas de questões administrativas, referentes ao funcionamento do Judiciário, não podendo interferir em decisões judiciais.

 

 


Fonte: ASCOM