Notícias Inovação (14/02/2017 - 13:25)      

TJ conhece modelo de otimização dos trabalhos em Secretarias

Durante esta segunda (13/02) e terça-feira (14/02) o servidor do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Pedro Cristóvão Pinto (Secretário da Primeira Instância), está visitando o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para conhecer o funcionamento das Secretarias do Tribunal. Esta manhã ele foi recebido pelo Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes.

Segundo o Juiz Auxiliar da Presidência, Antonio Oliveira, a ideia é que seja apresentado ao TJ-PI o modelo de gerência das secretarias da forma como é feito em São Paulo e em alguns tribunais do país. O modelo implantado no TJ-SP otimiza os trabalhos e reduz bastante o tempo de tramitação dos processos.

“No final de 2014 o TJ-SP começou a testar um modelo de unificação de secretarias como forma de reduzir o tempo de tramitação dos processos. Em locais que tinha, por exemplo, cinco secretarias cíveis, com cinco secretários e cinco equipes diferentes, havia a unificação no mesmo espaço físico, mas com apenas um secretário. Foi observado que os locais que eram desta forma diminuíram, consideravelmente, o resultado dos julgamentos. Em uma delas a melhora no tempo foi de mais de 200%”, explica o magistrado.

De acordo com Antonio Oliveira, tanto Presidência quanto Corregedoria vêm simpatizando com a possibilidade de implantação destas medidas em caráter experimental no TJ-PI.

“Aqui este servidor do TJ-SP vai apresentar a sistemática, os benefícios, eventuais dificuldades a nossos gestores. Hoje ele já conheceu algumas secretarias e amanhã fará reunião explanando sobre tudo isso. Após a reunião vamos conversar e levantar os questionamentos e os reais benefícios que esse método pode trazer. Em sendo positivo e o Presidente e o Corregedor aprovando, isso pode virar um projeto de lei no âmbito da própria reestruturação do TJ-PI”, afirmou Antonio Oliveira, ressaltando que a experiência em debate tem sido exitosa onde está sendo implantada.


Fonte: Ascom TJ-PI