Notícias Interinstitucional (07/04/2017 - 09:00)      

CGJ e Crefito 14 discutem atuação do fisioterapeuta perito

O corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, recebeu, nesta quinta-feira (6), representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Piauí (Crefito 14) para tratar sobre a atuação do fisioterapeuta perito. Durante o encontro, foi acertado que o Conselho participará do Encontro Estadual dos Magistrados, com realização prevista para maio, abordando importância do fisioterapeuta perito nas instituições jurídicas.

“É louvável a iniciativa do Crefito 14 em propor e encabeçar a luta para que os casos sejam julgados. Assim, o magistrado poderá levar em consideração as análises dos fisioterapeutas peritos em seu julgamento. Desde já, garantimos a participação do Crefito 14 em nosso Encontro Estadual, previsto para maio”, diz o corregedor geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas.

“Já conseguimos a parceria do Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Saúde, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e, agora, firmamos essa parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí, para que todos os magistrados do Estado possam tomar conhecimento das ações realizadas pelo fisioterapeuta perito”, analisa o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins.

O fisioterapeuta perito atua quando um funcionário se sente lesionado devido à execução de exercícios repetitivos na empresa em que trabalhava e procura um advogado para abrir um processo contra a empresa, sendo necessário gerar provas comprobatórias de que o cliente realmente se lesionou devido ao seu trabalho.  Neste caso, o fisioterapeuta realiza testes específicos e outros recursos, além do seu conhecimento em Biomecânica e Análise Cinético Funcional e para elaborar um Laudo Cinesiológicofuncional, que será anexado ao processo e encaminhada ao juiz que julgará o caso.

Também participaram da reunião os fisioterapeutas Felipe Ricardo e Maryanne Martins; a advogada do Crefito 14, Giovana Nunes; e os juízes Thiago Brandão de Almeida e Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa.


Fonte: Com informações de Ascom Crefito 14