Notícias Virtualização (11/05/2017 - 12:44)      

TJ-PI adere ao sistema Escritório Digital

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) está realizando a implantação do software Escritório Digital, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que integra os diversos sistemas processuais dos tribunais brasileiros e permite ao usuário centralizar em um único endereço eletrônico a tramitação dos processos de seu interesse. Nesta quarta-feira (11), o ambiente de testes do Escritório Digital no âmbito do TJ-PI foi apresentado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) a representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI). A apresentação contou ainda com a presença de Norberto Campelo, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No caso do TJ-PI, o Escritório Digital permitirá o acesso inicialmente ao Themis Web e, posteriormente, ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). Durante a reunião, o magistrado Julio Cesar Garcez, juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador da iniciativa, ressaltou que, com a implantação do Escritório Digital, o Themis Web, atual sistema de acompanhamento processual do TJ-PI, passará a funcionar de modo híbrido, possibilitando também o peticionamento online — excetuando-se as petições iniciais.

“O Escritório Digital é um avanço fantástico para o Judiciário ao integrar os diversos sistemas processuais da Justiça brasileira, permitindo a advogados, procuradores e defensores públicos gerir e consultar todas as causas em que atuam em um único ambiente virtualizado”, declarou o conselheiro Norberto Campelo.

O presidente da OAB-PI, advogado Francisco Lucas Veloso, também elogiou a iniciativa e frisou que a implantação do Escritório Digital trará grandes benefícios aos advogados, especialmente em relação à ampliação do horário de peticionamento, que passará a ser até as 23h59 do dia de encerramento do prazo processual.

Ao final da apresentação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, parabenizou o trabalho dos servidores da Corregedoria e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), acrescentando que já está em andamento a confecção do ato normativo que regulamentará a utilização do Escritório Digital no âmbito do TJ-PI.

Integração
O processo de integração dos sistemas processuais do TJ-PI ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) e ao Escritório Digital está sendo realizado por analistas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como o desenvolvimento das estruturas de apoio necessárias.


Fonte: Vanessa Mendonça