Notícias Inovação (25/05/2017 - 10:15)      

Corregedoria lança Escritório Digital nesta sexta, 26

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) lança, nesta sexta-feira (26), o software Escritório Digital, que integra os diversos sistemas processuais dos tribunais brasileiros e permite ao usuário centralizar em um único endereço eletrônico a tramitação dos processos de seu interesse. Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o sistema foi implantado no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) por iniciativa da CGJ, com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic). Às 8h30, acontece a assinatura do ato que normatiza o uso do software, na sede da CGJ, e às 11h acontece demonstração do Escritório Digital na sede da OAB-PI.

No caso do TJ-PI, o Escritório Digital permitirá o acesso inicialmente ao Themis Web e, posteriormente, ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). O Themis Web, atual sistema de acompanhamento processual do TJ-PI, passará a funcionar de modo híbrido, possibilitando também o peticionamento online — excetuando-se as petições iniciais.

Outro benefício oriundo da implantação deste sistema é a ampliação do horário de peticionamento, permitindo que advogados, procuradores e defensores públicos (e posteriormente promotores de Justiça) possam peticionar até as 23h59 do dia de encerramento do prazo processual.

"Trata-se de um enorme avanço para o Judiciário piauiense, especialmente porque o Thêmis Web passará a funcionar de modo híbrido, possibilitando também o peticionamento intermediário online. Em breve, será possível acessar também o PJe via Escritório Digital", declarou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil.

Integração
O processo de integração dos sistemas processuais do TJ-PI ao Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) e ao Escritório Digital foi realizado por analistas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como o desenvolvimento das estruturas de apoio necessárias.


Fonte: Vanessa Mendonça