Notícias Produtividade (05/06/2017 - 15:13)      

Corregedoria implanta novos sistemas de controle de metas

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) implementou dois novos programas de controle de metas no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI): “Controle de Improbidades Administrativas e Crimes Contra a Administração Pública” e “Controle de Presos Provisórios”. A primeira, foi apresentada nesta segunda-feira (5) ao gestor de metas do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e a integrantes da Secretaria de Planejamento do Tribunal. Na última sexta-feira (2), a CGJ já havia apresentado estes sistemas a magistrados e servidores de Secretarias de Vara da Capital e do interior, em encontro promovido na sede do TJ-PI.

De acordo com a magistrada Melissa Pessoa, juíza auxiliar da Corregedoria, estas ferramentas possibilitam uma melhor organização do trabalho nas unidades judiciárias. "O sistema Controle de Improbidades Administrativas e Crimes Contra a Administração Pública, por exemplo, que está relacionado à Meta 4 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), traz, por unidade e em ordem decrescente, o volume de processos envolvidos nessa meta, com uma lista específica de cada uma delas (unidades judiciárias)", explicou, acrescentando que o sistema aponta indicadores de cumprimento gerais e individualizados.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, declarou que essas ferramentas permitem aos magistrados terem um maior controle de seus processos que envolvem improbidade administrativa e presos provisórios. "Eles permitem o acompanhamento fácil e claro da quantidade de dias que um determinado processo está parado ou visualizar que processos necessitam de maior atenção", declarou.

Gestor das metas do TJ-PI, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins elogiou o sistema de Controle de Improbidades Administrativas e Crimes Contra a Administração Pública e ressaltou que durante a reunião foram solicitados alguns aperfeiçoamentos, que deverão assegurar uma melhor utilização da ferramenta.

Encontro

Durante o encontro com magistrados e servidores de Secretarias de Vara da Capital e do interior realizado na última sexta-feira, foram tratados ainda de ferramentas voltadas à otimização do fluxo de trabalho nas unidades judiciárias, como a implantação do peticionamento eletrônico por meio do Escritório Digital, da automatização das publicações de intimações no Diário de Justiça Eletrônico e a utilização do despacho-mandado, que em breve passará a ser obrigatório.


Fonte: Vanessa Mendonça