Notícias Dia do Meio Ambiente (06/06/2017 - 08:51)      

TJPI lança ações ecologicamente responsáveis

O Desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Erivan Lopes, acompanhado do Corregedor Geral de Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, abriu na manhã desta segunda-feira, 05.06, no auditório do Pleno , a 1ª Semana do Meio Ambiente do TJ-PI. Durante a abertura foi exibida animação institucional sobre atitudes socioecológicas responsáveis e exibidas peças que constaram nos espaços institucionais do TJ-PI dentro das campanhas de sustentabilidade lançadas durante a Semana.

Falando na abertura, o desembargador Erivan Lopes destacou a preocupação de sua administração em desenvolver e incentivas ações socioeducativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. O presidente assinalou a importância da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que trouxe economia significativa de papel e tinta; além do descarte, junto ao setor de Almoxarifado, de material, principalmente de informática, fora de uso, em parceria com instituições sem fins lucrativos. A destinação de uma área verde no projeto do novo prédio-sede do TJ-PI (zona sudeste) também foi lembrada pelo Desembargador-Presidente. “Todas as nossas obras tem uma preocupação com o verde, com arborização. No projeto do novo Palácio da Justiça nós separamos uma parte considerável do terreno para manter um bosque natural, com plantas nativas. Assim o Tribunal faz sua parte nessa defesa de um ambiente sustentável, e que é a nossa parte na dívida com as nossas gerações futuras”, assinalou.

O gestor do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJ-PI e Juiz Auxiliar da Presidência, Manoel de Souza Dourado, fez questão de lembrar  que ações dessa natureza denotam a preocupação em “arrumar a nossa casa”, em uma referência a temática global tão em voga nos dias atuais. O magistrado também fez menção ao esforço e dedicação dos membros do NUSA, composto de servidores de diversos setores da Presidência e Corregedoria.

A servidora Nakeida Mousinho, da NUSA, fez uma contextualização da importância da consciência socioambiental aliada à gestão de recursos. Nakeida lembrou dos pólos de produção de energia limpa no PI, nas cidades de Marcolândia, Simões e São João do Piauí. Ainda durante sua fala aos presentes foram apresentadas peças socioeducativas (banners, animação, sacolas retornáveis) e detalhou as diversas ações que se realizarão no decorrer da semana.

Duas manifestações tiveram espaço ao final dos pronunciamentos. A primeira da Juíza Auxiliar da Corregedoria, Melissa Pessoa, testemunhando o empenho e a proatividade dos que compõem o NUSA. Já o servidor José Steifel lembrou que a Secretaria Geral já demonstrava preocupação com a reutilização de carimbos durante a transição de gestões (biênios), evitando o descarte indiscriminado de borracha, plástico e acrílico.

No decorrer da semana a equipe do NUSA visitará os setores do TJ-PI, levando cartazes e apresentando as peças que passarão a figurar nas instalações do Poder Judiciário, como depósitos para recolhimento de papel reutilizável e descarte de baterias e pilhas de uso doméstico.  Está prevista ainda uma ação de rearborização e troca de garrafas pet por mudas ou sacolas retornáveis.


Fonte: Ascom TJ-PI - Fernando Castelo Branco