Notícias Institucional (29/06/2017 - 08:51)      

Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude promove curso para adotantes

A Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) promove, de hoje (5) até a próxima sexta-feira, o 11º Curso de Capacitação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção. A participação na atividade é obrigatória aos pretendentes à adoção, conforme determina o artigo 50 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O curso acontece no auditório da Escola Superior da Advocacia do Piauí (ESA-PI).

Participam desta edição 124 pretendentes à adoção com ações ajuizadas na comarca de Teresina e oriundas de Cartas Precatórias de outras comarcas. Promovido a cada seis meses, o curso tem duração de 20h. A programação do encontro inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e grupos de discussão, durante os quais são trabalhados temas como “Aspectos Jurídicos da Adoção Legal no Brasil”, “Aspectos Práticos e Diversos da Adoção”, “Aspectos Biopsicológicos da Adoção” e “Aspectos Práticos do CNA”.

Representando o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil, o secretário-geral da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, professor Alci Marcus, ressaltou que este curso é momento de reflexão aprofundada para os pretendentes a adoção sobre os diversos aspectos que envolvem este tema.

Segundo a juíza Maria Luíza de Moura, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina e coordenadora da CEJIJ, o encontro tem como objetivo fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação de candidatos à adoção no que tange aos diversos aspectos relacionados ao processo de adoção. A magistrada também agradeceu o apoio das entidades parcerias e o compromisso de sua equipe.

Diretor-geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí, o desembargador Fernando Lopes reafirmou o papel da Ejud e do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí de contribuírem para a execução de projetos voltados para o real objetivo do Poder Judiciário, que é a pacificação social.

Parceiros

O Curso de Capacitação Psicossocial e Jurídica para Pretendentes à Adoção é uma realização da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude, da Coordenadoria Estadual do Cadastro Nacional de Adoção (CNA-PI) e da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, com apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, Escola Judiciária do Estado do Piauí, Ministério Público e Defensoria Pública, e em parceria com a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social e Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania.


Fonte: Vanessa Mendonça