Notícias Institucional (05/07/2017 - 13:37)      

Corregedoria integrará Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) integrará a Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí, formada por órgãos e entidades de âmbito estadual visando à articulação de ações de fiscalização, combate à corrupção e controle social. O convite foi feito nesta quarta-feira (5), durante reunião entre integrantes da Rede e o magistrado Julio Cesar Garcez, juiz auxiliar da CGJ-PI, na sede da Corregedoria.

De acordo com seus integrantes, a Rede de Controle viabiliza a realização de um esforço estratégico e conjunto entre órgãos públicos e entidades para a prática de medidas uniformes direcionados à priorização da identificação e do combate à corrupção, do fomento e reforço ao controle social e do compartilhamento ágil e eficiente de dados e documentos.

Atualmente, integram a Rede os seguintes órgãos: Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União, Controladoria Geral do Estado do Piauí, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Tribunal Regional Eleitoral, Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas do Estado do Piauí, Polícia Federal, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

José Inaldo de Oliveira, representante do TCE-PI na Rede, relata que no último ano o coletivo participou de cinco grandes operações relacionadas ao combate à corrupção no Estado, como a Operação Déspota, deflagrada em julho de 2016, que investigou crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitação e emissão de notas frias envolvendo políticos e empresários na cidade de Redenção do Gurguéia (a 670 km de Teresina).

“Além desta articulação e troca de informações, nós também trocamos conhecimento com a realização de capacitações e cursos conjuntos, por exemplo”, acrescentou o controlador da União Leonel Melo. A Rede reúne-se ordinariamente a cada 30 dias.


Fonte: Vanessa Mendonça