Notícias CNJ (12/07/2017 - 12:21)      

TJ-PI lança pesquisa para elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realiza, a partir desta quarta-feira (12), até o dia 4 de agosto, pesquisa sobre as propostas de Metas Nacionais para 2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo do levantamento é viabilizar a gestão participativa e democrática na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ para o ano de 2018.

No mês de junho, o Comitê Gestor da Justiça Estadual elaborou a proposta inicial de Metas Nacionais para 2018 no âmbito da Justiça Estadual, que foi encaminhada a todos os tribunais do Brasil para a realização dos processos participativos junto aos públicos interno e externo. De acordo com esta proposta, deverão ser debatidas: “Metas Plurianuais”, “Metas para o Macrodesafio Impulso às Execuções Fiscais, Cíveis e Trabalhistas” e “Metas para o Macrodesafio Aprimoramento da Gestão da Justiça Criminal”.

O presidente em exercício do TJ-PI, desembargador José James Pereira, ressaltou que a disponibilização da pesquisa atende às especificações da Resolução CNJ nº 221/2016 e da Portaria CNJ nº 97/2016, assegurando a possibilidade de magistrados, servidores e sociedade em geral “contribuírem com o equacionamento das metas disponibilizadas pelo CNJ e priorizadas por cada tribunal a cada ano”.

Para o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, gestor do cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário do Estado do Piauí, a pesquisa ora disponibilizada é uma maneira de oportunizar a democratização no processo de construção das metas. “É muito importante a participação de todos os segmentos do Poder Judiciário piauiense na elaboração das propostas das novas Metas para 2018 porque vai legitimar ainda mais este processo de gestão participativa”, afirmou o desembargador, que tem como juízes auxiliares no acompanhamento do cumprimento das Metas os magistrados Manoel Dourado e Melissa Pessoa.

Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, destacou ser impensável uma gestão sem planejamento, “inclusive com visão de futuro, pois muitas metas ultrapassam uma gestão no tempo, devendo ser perseguidas por outras administrações”. “As metas fazem parte do planejamento estratégico do Tribunal, com o objetivo de alcançar a máxima eficiência, tão desejada não só pelo Judiciário, mas por todos os agentes colaboradores e jurisdicionados, declarou.

Como participar
Os magistrados, servidores, atores processuais em geral e os cidadãos podem participar da pesquisa acessando o questionário eletrônico disponibilizado no site do TJ PI neste link.

Caberá aos participantes da pesquisa avaliar e medir o grau de importância das tradicionais metas 1, 2, 4 e 6, que tratam diretamente do julgamento dos processos. Há ainda outras duas questões que abordam sugestões para as “Metas 2018”.

Para maiores informações sobre a consolidação da proposta inicial das Metas Nacionais para 2018, clique no documento em anexo.

Arquivos Anexos

Consolidação da proposta inicial das Metas Nacionais para 2018

Fonte: Vanessa Mendonça