Notícias Planejamento (15/07/2017 - 19:05)      

Comitê Gestor realiza 2ª Reunião de Avaliação da Estratégia

O Comitê Gestor da Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizou a 2ª Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) para analisar o andamento das ações do planejamento estratégico do TJ-PI e avaliar cumprimento das metas do Poder Judiciário Estadual. Desta vez, a pauta do encontro abrangeu os seguintes temas: Implantação do BI (Business Intelligence), criação do TJPI em Números, implantação da Gestão do Acervo, e realização das Pesquisas de Satisfação e de Clima Organizacional.

Dentro da temática Gestão do Acervo, a Corregedoria Geral da Justiça apresentou o andamento de ações como: organização dos arquivos judiciais; atuação dos Núcleos de Apoio às Varas de Teresina (NAVT - incluindo NAVT Criminal) e da Central de Apoio às Secretarias, que atua nas comarcas do interior, oferecendo também suporte ao projeto de agregações de comarcas; e controle de improbidades administrativas e crimes contra a administração pública.

Outra iniciativa com andamento satisfatório é a “Implantação do BI Institucional”. Trata-se de ferramenta que possibilita o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferece suporte à gestão de negócios. No âmbito do TJ-PI, a implantação do BI Institucional permitirá, por exemplo, maior eficácia e automação na extração de dados diversos. De acordo com o servidor da CGJ Gleydson Vilanova, já foi concluída a etapa de integração, no ambiente da ferramenta, dos seis sistemas informatizados utilizados no TJ-PI. A próxima etapa prevê a parametrização do BI Institucional do TJ-PI ao Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça.

“O planejamento nos permite fortalecer nossas ações institucionais, visando sempre à melhoria da nossa eficiência. Essas reuniões são importantes para que possamos avançar, uma vez que o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí entrou em uma nova era de informatização, modernização”, declarou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil Eulálio. O corregedor ressaltou ainda que a CGJ-PI está estudando a implantação, ainda este ano, de um programa de metas por unidade judiciária.

Presidente em exercício do TJ-PI, o desembargador José James Pereira, ressaltou que um dos pontos fortes da atual gestão do Tribunal é a eficiência, o que se deve, em grande parte, às ações de planejamento e ao empenho dos entes que participam dos comitês e grupos de trabalho voltados para esta área.

Comitê Gestor da Estratégia

O Comitê Gestor da Estratégia é um órgão consultivo, instituído para acompanhar o planejamento estratégico do Tribunal. Integram o Comitê: o presidente do TJ-PI, Erivan Lopes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil; o desembargador Fernando Lopes, diretor-geral da Ejud; os magistrados Antônio Oliveira e Melissa Pessoa, juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, respectivamente; os secretários Almira Carvalho (Planejamento), Paulo Silvio Veras (Geral), Geísa Soares (Administração), Roosevelt Figueiredo (Finanças), Francisco Filho (Tecnologia da Informação), além dos servidores efetivos Leonne Pires e Gleydson Coelho.


Fonte: Vanessa Mendonça