Categoria: Judiciais > PJe > Certificado

Assunto

INSTRUÇÃO DE USO DO DISPOSITIVO TOKEN

Conteúdo

INSTRUÇÃO DE USO DO DISPOSITIVO TOKEN

 

A AC SOLUTI utiliza o Token criptográfico ePass2003 para armazenamento do Certificado Digital A3.

O Token USB é um dispositivo eletrônico no qual é possível armazenar um certificado digital. Ele possui um formato similar a um pendrive. Ou seja, a pessoa adquire um certificado digital do tipo A3 e o armazena dentro de um token para uso quando necessário.

O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica com segurança, pessoas físicas ou jurídicas, por meio da criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações. A certificação digital é utilizada para a identificação pessoal em sites de acesso restrito e para a assinatura de documentos eletrônicos.

A cada utilização será solicitada a senha PIN. Se a senha PIN for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o Token será bloqueado. O desbloqueio deve ser feito com a senha PUK. Se a senha PUK for digitada cinco (5) vezes incorretamente, o dispositivo será bloqueado definitivamente, sendo necessária a aquisição de um novo certificado digital, podendo o token ser formatado e reutilizado.

Conservação do Token

A fixação do conector do Token é bem frágil, por isso é necessário tomar o máximo cuidado possível na hora de plugar na entrada USB. Verifique de perto para saber exatamente a posição e antes de inseri-lo na respectiva entrada em seu computador ou notebook.

Ao inserir o Token na entrada USB do computador/notebook, verifique se o dispositivo foi reconhecido. Então é só começar a trabalhar normalmente. Quando tiver certeza de que não precisará mais usá-lo, ejete-o e retire-o em segurança.

Evite expor o seu dispositivo Token a altas temperaturas ou umidade. Dê preferência a lugares seguros como bolsos, pastas ou caixinhas para protegê-lo de choques mecânicos, quedas e respingos d’água.

Esteja sempre atento quando o dispositivo token estiver plugado em seu computador ou notebook, para não bater no token ou, apoiar a mão ou qualquer outro objeto de forma a fazer carga em cima do dispositivo podendo assim causar danos irreversíveis ao mesmo.

Pode acontecer da entrada USB do seu computador ou notebook estar com mal contato ou defeito fazendo com que cause uma falsa impressão de que seu token não está funcionando corretamente. Nesse momento acione um técnico para avaliar e não force em hipótese alguma o token na entrada USB.

Tipos de Certificados Digitais

Para acesso ao PJe – Processo Judicial Eletrônico é necessário possuir um Certificado Digital ICP-Brasil A3 e ter alguns programas necessários instalados em seu computador.

Porém, existem outros tipos de certificados, o modelo A1: É gerado e armazenado em um computador de sua escolha dispensando o uso de cartões inteligentes e tokens. Ele é mais indicado para quem utiliza apenas um único computador para realizar suas transações.

 

Utilização do Token

Para fazer o uso do Token, é necessário instalar o driver da leitora do token para habilitar o funcionamento para a utilização do certificado. Os aplicativos necessários à utilização desses dispositivos devem ser fornecidos pela entidade de quem foi adquirido o certificado digital.

Desta forma é necessário ter o Gerenciador do certificado digital, que é um programa responsável pela administração do seu certificado digital, o mais utilizado é o modelo Epass2003 fornecido pela Certificadora SOLUTI. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão inteligente (ou token), acessando o seu certificado digital quando este for requisitado. Abaixo, segue o link para download.

  • www.soluti.com.br/downloads - Caso o link esteja fora do ar, acesse o site da Soluti (www.soluti.com.br) e clique em Dúvidas e Suporte. Na sequência, clique nas opções: Certificado A3 (Saiba mais), na aba Identificação de Mídia, clique em Token, escolha o seu modelo de token (ePass2003) e o sistema operacional de seu computador. Logo abaixo, clique no link para fazer o download do driver de acordo com a versão de seu sistema operacional.

 

Navegadores de Internet

O navegador de internet é a ferramenta que possibilita o acesso ao sistema PJe – Processo Judicial Eletrônico. Para os tribunais e clientes que já migraram à versão 2.0 do PJe, recomendamos o uso do assinador PJeOffice. Com ele temos a liberdade do uso de qualquer dos navegadores: Firefox versões iguais ou superiores à 58 e Google Chrome 64 ou superior.

Para download do PJeOffice em sua versão mais recente, acesse através do link: https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice.

 

Autor: Helio Kennedy Soares do Nascimento Junior
Criado em 18-04-2022 15:35
Última atualização em 18-04-2022 15:47
1051 vistas
Este item é parte da FAQ