A SEGES coordenou uma reunião para nivelamento e discussão dos impactos do DATAJUD no âmbito do TJPI. Participaram as equipes da STIC, SECCOR, além do Juiz Auxiliar da Presidência Dr. João Manoel Ayres.
O DATAJUD é a base de dados única composta por dados processuais do Poder Judiciário brasileiro que pretende se transformar em fonte única das estatísticas judiciais.
De acordo com CNJ, tem vantagens de redução e até eliminação de sistemas de coletas de dados, de carga de trabalho e melhor aproveitamento das equipes existentes.
A reunião tratou também do cronograma de implantação do DATAJUD, apresentado pelo CNJ na 1ª Reunião preparatória para o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário e, como desdobramento, ocorrerá o I Workshop de Ciência de Dados do Poder Judiciário, temas no âmbito de estatística aplicada ao Direito, a ser realizado pelo CNJ em 10.06.2020 em plataforma digital.
A reunião propiciou o alinhamento dos segmentos de planejamento, tecnologia da informação e da Corregedoria do TJPI, servindo como base de nivelação de conhecimento relacionado ao DATAJUD e preparando os servidores e magistrados que participarão da consolidação dessa nova ferramenta digital.