primeira_reuniao_pjeRealizou-se no último dia 21 de dezembro a primeira reunião do grupo de trabalho de implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe. Na ocasião o gerente do projeto, Sávio Mota, fez uma apresentação do sistema utilizando o ambiente de testes implantado no TJPI para fins de estudo e treinamento.  Foi demonstrado o funcionamento do fluxo processual principal incluindo distribuição, exemplos de movimentações e alguns dos subfluxos importantes como de controle de audiências. Diferentes visões de usuário foram observadas através de simulações com perfis de juízes, secretários e advogados.

A primeira comarca a ter o PJe implantado no início de 2016 será a de Campo Maior mas a meta é levar o sistema a 100% das Varas Cíveis do Piauí até o fim de 2016. Neste sentido, o TJPI firmou parceria que possibilitará que a hospedagem da solução, em um primeiro momento, seja feita no datacenter Conselho Nacional de Justiça, enquanto o processo de aquisição de novos equipamentos para o TJPI está em curso.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) foi apontado pelo CNJ como parceiro do TJPI nesse trabalho e, desta forma, tem disponibilizado know-how, técnicos e treinamentos necessários para que a implantação do PJe no Piauí ocorra da melhor forma possível. O grupo de trabalho também tem contado com auxílio de outros tribunais como o TJMG que forneceu treinamento na área de criação de fluxos.