estatistica2O Sistema ThemisWeb passou por uma melhoria que permitirá maior precisão na obtenção de informações estatísticas como as fornecidas ao CNJ através do Justiça em Números e Metas Nacionais. Trata-se da inclusão de complementos nas movimentações processuais.

Ocorre que, até então, o TJPI utilizava as tabelas processuais unificadas definidas na Resolução 46 de dezembro de 2007 mas seu sistema informatizado não estava preparado para fazer uso desses complementos. Como alternativa, eram utilizadas movimentações próprias que incorporavam os complementos conforme exemplo abaixo:


Movimentação: “Conclusão”
Complemento: “Despacho”
Movimentação utilizada pelo TJPI: “Concluso para Despacho”


Nesse exemplo, a alternativa utilizada pelo TJPI, ou seja, a movimentação “Concluso para Despacho”, é desconhecida para o CNJ, uma vez que não foi prevista no Sistema Nacional de Tabelas Processuais Unificadas. Desta forma, esta movimentação não é mencionada nos glossários que definem indicadores estatísticos.

Ao passar a utilizar movimentações com seus complementos, os técnicos do TJPI não precisam mais trabalhar fazendo conversões todas as vezes que complementos forem citadas nos glossários. Isso reduz drasticamente a chance de erros e facilita a operação de extração de dados.

A modificação no sistema já está implantada e foi pensada para ser simples e autoexplicativa. De qualquer forma, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC disponibiliza o e-mail stic.suporte@tjpi.local para o esclarecimento de dúvidas.