plano

A Gestão Estratégica corresponde ao método sistemático onde o Planejamento Estratégico de uma organização é executado, acompanhado, analisado e realinhado através de um processo que procura garantir o alcance dos objetivos estratégicos propostos. Este trabalho pode ser dividido em quatro etapas fundamentais:

Análise do Ambiente: etapa onde a organização procura se conhecer interna e externamente observando, entre outras coisas, seus pontos fortes e fracos. É o momento ainda de identificar as oportunidades existentes e as possíveis ameaças para o bom andamento de suas atividades.

Formulação do Plano Estratégico: corresponde ao estabelecimento das diretrizes da organização com base na análise do ambiente. É durante esta fase de formulação que se decide o “caminho a ser seguido”.

Execução da Estratégia: é a estratégia colocada em prática. Corresponde ao processo sistemático de implementar a estratégia definida, sincronizando processos sem perder o contato com a realidade e, sempre que necessário, corrigindo rumos da forma mais ágil possível.

Acompanhamento, Avaliação e Aprendizado:  Etapa onde é checado o alcance das metas, o andamento dos projetos e o aprimoramento dos processos de trabalho. São feitas Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAE) para verificar a necessidade de ajustes. É o momento de verificar o que funcionou e o que deu errado para analisar as causas e definir soluções.

Gestão Estratégica no TJPI

O Tribunal de Justiça do Piauí tem direcionado esforços para a consolidação da Gestão Estratégica como premissa para uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente. Neste sentido, o Planejamento Estratégico 2021-2026 foi construído de forma participativa envolvendo gestores das diferentes unidades que contribuíram com sugestões de iniciativas e indicadores alinhados aos objetivos estratégicos propostos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Os projetos decorrentes do planejamento estão sendo gerenciados através do CAPTEI, sistema desenvolvido através de software desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação especialmente para este fim.

Reuniões periódicas do Comitê Gestor da Estratégia assim como Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs) serão os instrumentos utilizados para avaliar o alinhamento entre o planejamento feito e sua execução, proporcionando os ajustes necessários ao atingimento das metas estabelecidas.