plano

O Planejamento Estratégico pode ser entendido como uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida por uma organização. Corresponde ao processo de elaboração da estratégia onde se define a relação entre a organização e os ambientes interno e externo, bem como seus objetivos estratégicos em consonância com os valores institucionais.

O Plano Estratégico é o documento formal de consolidação de ideias onde as estratégias reunidas e descritas determinam o rumo e as formas com as quais a organização irá atingir seus objetivos. Sua concepção passa necessariamente por uma análise de cenários que permita identificar as ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo da organização. O plano também ajudará a definir seis pontos específicos que fazem parte do planejamento estratégico:

Missão: Corresponde ao enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da organização. Corresponde ao ponto de partida para a definição dos objetivos institucionais e é formalmente expressa para servir de guia para os servidores da organização.

Visão: Corresponde ao estado futuro desejado pela organização. Deve ser motivadora e mobilizadora, servindo como inspiração para seus membros;

Valores: Define o sistema de crenças ou políticas organizacionais que norteiam a atitude das pessoas na organização, ou seja, como elas devem agir e quais devem ser seus princípios éticos.

Objetivos: São os resultados a serem atingidos (desafios e metas ) pela organização no cumprimento da sua missão a médio e longo prazo. Devem ser  específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.

Estratégia:  Define o conjunto de ações necessárias para atingir a visão de futuro da organização. As estratégias precisam estar de acordo com a missão, visão e valores institucionais e são descritas com base na análise de ambiente levantada após o agrupamento por temas e priorização dos objetivos.

Desdobramentos da Estratégia: Corresponde ao desdobramento do planejamento estratégico em outros planos e meios como o planejamento de áreas funcionais, políticas, planos operacionais, projetos e estrutura organizacional. Um dos modelos de desdobramento de estratégias corporativas e aplicado no TJPI é o modelo proposto pelo Balanced Scorecard ou BSC.

Planejamento Estratégico no TJPI

Resolução Nº 198, de 01 de julho de 2014 do CNJ instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020 sob a qual o TJPI procedeu a revisão do seu planejamento para o mesmo período de forma alinhada à estratégia nacional do poder judiciário. Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Piauí clicando AQUI.

Alinhado ao Planejamento Estratégico Institucional e à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) (Resolução Nº 211 de dezembro de 2015) temos ainda o  Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC. Conheça mais detalhes sobre o PETIC do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí clicando AQUI.