gestao estrategicaA Gestão Estratégica corresponde ao método sistemático onde o Planejamento Estratégico de uma organização é executado, acompanhado, analisado e realinhado através de um processo que procura garantir o alcance dos objetivos estratégicos propostos. Este trabalho pode ser dividido em quatro etapas fundamentais:

Análise do Ambiente: etapa onde a organização procura se conhecer interna e externamente observando, entre outras coisas, seus pontos fortes e fracos. É o momento ainda de identificar as oportunidades existentes e as possíveis ameaças para o bom andamento de suas atividades.

Formulação do Plano Estratégico: corresponde ao estabelecimento das diretrizes da organização com base na análise do ambiente. É durante esta fase de formulação que se decide o “caminho a ser seguido”.

Execução da Estratégia: é a estratégia colocada em prática. Corresponde ao processo sistemático de implementar a estratégia definida, sincronizando processos sem perder o contato com a realidade e, sempre que necessário, corrigindo rumos da forma mais ágil possível.

Acompanhamento, Avaliação e Aprendizado:  Etapa onde é checado o alcance das metas, o andamento dos projetos e o aprimoramento dos processos de trabalho. São feitas Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAE) para verificar a necessidade de ajustes. É o momento de verificar o que funcionou e o que deu errado para analisar as causas e definir soluções.

Gestão Estratégica no TJPI

O Tribunal de Justiça do Piauí tem direcionado esforços para a consolidação da Gestão Estratégica como premissa para uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente. Neste sentido, o Planejamento Estratégico 2015-2020 foi construído de forma participativa envolvendo gestores das diferentes unidades que contribuíram com sugestões de iniciativas e indicadores alinhados aos objetivos estratégicos propostos pelo Conselho Nacional de Justiça.

Os projetos decorrentes do planejamento estão sendo gerenciados através de software desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação especialmente para este fim. Esta solução permite ainda a visualização pública do portfólio de projetos institucionais através do Portal da Estratégia incluindo o estágio de execução e informações detalhadas de cada projeto.

Reuniões periódicas do Comitê Gestor da Estratégia assim como Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs) serão os instrumentos utilizados para avaliar o alinhamento entre o planejamento feito e sua execução, proporcionando os ajustes necessários ao atingimento das metas estabelecidas.