O Conselho Nacional de Justiça constitui o principal norteador da padronização do modelo de gestão dos Tribunais de todo o país, cujas diretrizes de trabalho vêm sendo construídas de forma conjunta desde 2008, através da realização de encontros nacionais. Neste contexto, a Resolução Nº 198, de 01 de julho de 2014 do CNJ instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020 sob a qual o TJPI procedeu a revisão do seu planejamento para o mesmo período de forma alinhada à estratégia nacional do poder judiciário.

O Planejamento Estratégico do TJPI foi aprovado através da Resolução Nº 04/2015  e seu anexo, aprovado na 6ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 10 de março de 2016.

Neste processo observou-se a adequação da Missão, Visão e Valores institucionais ao contexto atual o que resultou na reformulação destes conceitos conforme segue:


Missão
Assegurar a pacificação social e a cidadania, por meio do amplo acesso à justiça e da razoável duração do processo.


Visão
Ser reconhecido pela sociedade como instituição de credibilidade, independente e acessível, garantidora da adequada distribuição da justiça.


Valores
Credibilidade, Ética, Eficácia, Participação, Inovação, Humanização do Atendimento, Combate à Morosidade, Sustentabilidade, Resolutividade e Transparência.


Doze objetivos estratégicos ou macrodesafios foram contemplados no Planejamento Estratégico do TJPI sendo onze deles herdados da Estratégia Nacional e um décimo segundo,  “Garantia de infraestrutura física suficiente para execução das atividades administrativas e judiciais”, adicionado, uma vez que o TJPI ainda possui pendências neste tema. A inter-relação entre esses macrodesafios pode ser observado no Mapa Estratégico abaixo:

Mapa Estratégico do TJPI
Mapa Estratégico do TJPI

Para cada Macrodesafio, dois gestores foram escolhidos conforme suas afinidades aos temas. A tabela a seguir mostra esta organização:

MacrodesafioGestor 1Gestor 2
1Garantia dos direitos de cidadaniaDr. Manoel de Sousa DouradoDr. Paulo Roberto de Araújo Barros
2Combate à corrupção e à improbidade administrativaDr. Thiago Coutinho de OliveiraDr. João Manoel de Moura Ayres
3Adoção de soluções alternativas de conflitoDr. Manoel de Sousa DouradoDr. Paulo Roberto de Araujo Barros
4Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantesDra. Maria Célia LimaDr. João Gabriel Furtado Batista
5Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistasDra. Haydée Lima de Castelo BrancoDr. Edson Rogério Leitão Rodrigues
6Aprimoramento da gestão da justiça criminalDr. Ulysses Gonçalves da Silva NetoDr. José Vidal de Freitas Filho
7Celeridade e Produtividade na Prestação JurisdicionalDr. Júlio César Meneses GarcezDr. Max Paulo Soares de Alcântara
8Melhoria da Gestão de PessoasPaulo Silvio Mourão VerasGemma Galdanni de Sampaio Medeiros Paraguassu
9Aperfeiçoamento da Gestão de CustosRoosevelt dos Santos FigueiredoTatiana Maria Almeida Saiki
10Instituição da Governança JudiciáriaDra. Melissa de S. Lima PessoaDr. Thiago Brandão de Almeida
11Melhoria da infraestrutura e governança de TICAgnaldo Abreu AlmendraFrancisco Igor de Lima e Silva
12Garantia de infraestrutura física suficiente para execução das atividades administrativas e judiciaisLara Reis Neiva EulálioIndira Cardoso Matos

Durante o I Encontro de Revisão da Estratégia do TJPI , realizado em março de 2015, cada Macrodesafio foi contemplado com uma série de iniciativas e indicadores em um trabalho que envolveu servidores e magistrados.

À partir das iniciativas propostas no encontro, SEPLAN coordenou o trabalho de definição do portfólio de projetos relacionados a cada macrodesafio e os agrupou em 11 Programas Estratégicos:

Programa “Monitorar”Programa “Pacificar”
Programa “Acelerar”Programa “Virtualizar”
Programa “Valorizar”Programa “Capacitar”
Programa “Racionalizar”Programa “Capitalizar”
Programa “Modernizar”Programa “Construir”
Programa “Comunicar”

Para visualizar o planejamento completo contendo todos os projetos para cada programa institucional bem como metas e alinhamentos acesse o documento integral do Planejamento Estratégico do TJPI através da área de documentos deste portal ou clicando no link abaixo.