O Conselho Nacional de Justiça constitui o principal norteador marteloda padronização do modelo de gestão dos Tribunais de todo o país, cujas diretrizes de trabalho vêm sendo construídas de forma conjunta desde 2008, através da realização de encontros nacionais. Neste contexto, a Resolução Nº 198, de 01 de julho de 2014 do CNJ instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020 sob a qual o TJPI procedeu a revisão do seu planejamento para o mesmo período de forma alinhada à estratégia nacional do poder judiciário.

O Planejamento Estratégico do TJPI foi aprovado através da Resolução Nº 04/2015  e seu anexo, aprovado na 6ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 10 de março de 2016.

Neste processo observou-se a adequação da Missão, Visão e Valores institucionais ao contexto atual o que resultou na reformulação destes conceitos conforme segue:

 

Missão

Assegurar a pacificação social e a cidadania, por meio do amplo acesso à justiça e da razoável duração do processo.

Visão

Ser reconhecido pela sociedade como instituição de credibilidade, independente e acessível, garantidora da adequada distribuição da justiça.

Valores

Credibilidade, Ética, Eficácia, Participação, Inovação, Humanização do Atendimento, Combate à Morosidade,
Sustentabilidade, Resolutividade e Transparência.

 

Doze objetivos estratégicos ou macrodesafios foram contemplados no Planejamento Estratégico do TJPI sendo onze deles herdados da Estratégia Nacional e um décimo segundo,  “Garantia de infraestrutura física suficiente para execução das atividades administrativas e judiciais”, adicionado, uma vez que o TJPI ainda possui pendências neste tema. A inter-relação entre esses macrodesafios pode ser observado no Mapa Estratégico abaixo:

 

Mapa Estratégico do TJPI

Mapa Estratégico do TJPI

 

Para cada Macrodesafio, dois gestores foram escolhidos conforme suas afinidades aos temas. A tabela a seguir mostra esta organização:

Macrodesafio Gestor 1 Gestor 2
1 Garantia dos direitos de cidadania Dr. Manoel de Sousa Dourado Dr. Paulo Roberto de Araújo Barros
2 Combate à corrupção e à improbidade administrativa Dr. Thiago Coutinho de Oliveira Dr. João Manoel de Moura Ayres
3 Adoção de soluções alternativas de conflito Dr. Manoel de Sousa Dourado Dr. Paulo Roberto de Araujo Barros
4 Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes Dra. Maria Célia Lima Dr. João Gabriel Furtado Batista
5 Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas Dra. Haydée Lima de Castelo Branco Dr. Edson Rogério Leitão Rodrigues
6 Aprimoramento da gestão da justiça criminal Dr. Ulysses Gonçalves da Silva Neto Dr. José Vidal de Freitas Filho
7 Celeridade e Produtividade na Prestação Jurisdicional Dr. Júlio César Meneses Garcez Dr. Max Paulo Soares de Alcântara
8 Melhoria da Gestão de Pessoas Paulo Silvio Mourão Veras Gemma Galdanni de Sampaio Medeiros Paraguassu
9 Aperfeiçoamento da Gestão de Custos Roosevelt dos Santos Figueiredo Tatiana Maria Almeida Saiki
10 Instituição da Governança Judiciária Dra. Melissa de S. Lima Pessoa Dr. Thiago Brandão de Almeida
11 Melhoria da infraestrutura e governança de TIC Agnaldo Abreu Almendra Francisco Igor de Lima e Silva
12 Garantia de infraestrutura física suficiente para execução das atividades administrativas e judiciais Lara Reis Neiva Eulálio Indira Cardoso Matos

 

Durante o I Encontro de Revisão da Estratégia do TJPI , realizado em março de 2015, cada Macrodesafio foi contemplado com uma série de iniciativas e indicadores em um trabalho que envolveu servidores e magistrados.

À partir das iniciativas propostas no encontro, SEPLAN coordenou o trabalho de definição do portfólio de projetos relacionados a cada macrodesafio e os agrupou em 11 Programas Estratégicos:

Programa “Monitorar” Programa “Pacificar”
Programa “Acelerar” Programa “Virtualizar”
Programa “Valorizar” Programa “Capacitar”
Programa “Racionalizar” Programa “Capitalizar”
Programa “Modernizar” Programa “Construir”
Programa “Comunicar”

 

Para visualizar o planejamento completo contendo todos os projetos para cada programa institucional bem como metas e alinhamentos acesse o documento integral do Planejamento Estratégico do TJPI através da área de documentos deste portal ou clicando no link abaixo.

 

botao-planejamento-1