Início » Acessibilidade

Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os atalhos padrões são:

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao conteúdo.

Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao menu.

Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente à barra de pesquisa.

Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Em todo o portal, existem ícones que auxiliam pessoas com deficiência a ler os textos que fazem parte das páginas de notícias e em diversas páginas em nosso do portal. São eles:

Aumentar/Diminuir texto – O usuário pode aumentar ou diminuir o tamanho do texto apresentado. Basta apenas clicar no símbolo  onde aparecerá  um sinal de A+ para aumentar o texto e A- para diminuir o texto.

O simbolo do fone de ouvido serve para o usuário escutar o que está no texto apresentado. Ao clicar no ícone aparece pequenos símbolos de controle para o áudio.

O ícone de auto contraste serve para o usuário alternar paras cores  contrastantes no site de forma que ele tenha uma visualização mais bem definida que pode facilitar sua leitura de textos. Geralmente é aplicado as duas cores preto e branco.

O ícone da impressora é bastante usado nos mais diversos sites e portais e serve para o usuário imprimir o conteúdo apresentado.

 

   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o Vlibras (CLIQUE AQUI)

 

Compartilhe: