Clipping Diário 08.08.2017

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Clipping Diário

TJPI

08.08.2017

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

CIDADE VERDE

08.08.2017

NOTÍCIAS

Juiz autoriza envio à PF de documentos apreendidos com acusado de matar cabo do Bope

O juiz Antonio Nolleto, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, determinou que os documentos encontrados  com Leonardo Ferreira Lima e Maria Ocionira, acusados de participar da morte do cabo Claudemir Sousa, sejam remetidos à Polícia Federal. A justiça quer que seja aberta uma  investigação por suposta fraude junto ao INSS. A decisão é desta segunda-feira (7).

O policial foi executado com cinco tiros no dia 6 de dezembro de 2016, quando saía de uma academia no bairro Saci, na zona Sul. Na manhã do dia seguinte, cinco suspeitos já haviam sido presos, dentre eles Leonardo Ferreira Lima, suposto mandante. No apartamento dele a polícia apreendeu documentos que levaram o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) a suspeitar de fraude em aposentadorias junto ao INSS.

O delegado Gustado Jung, que presidiu o inquérito policial, disse à época que na documentação apreendida havia o nome de Maria Ocionira, indiciada como coautora intelectual da morte do PM. De acordo com a polícia foram apreendidos produtos e materiais usados em fraudes como selos judiciais, selos de serventias cartorais, carimbos de tabelionatos de notas, e carimbos de sindicatos de trabalhadores rurais do Piauí.

A polícia estranhou tanta documentação ligada a cartórios, já que os dois envolvidos não possuem vínculo de trabalho com o judiciário. Os documentos ainda vão passar por perícia. “Só a perícia pode atestar a falsidade e a fraude”, disse o delegado ao Cidadeverde.com.

Segundo ele, mesmo que Leonardo trabalhasse no judiciário não poderia ter em casa cartelas de selos intactas, prontas para o uso.

A investigação policial apontou que tanto a renda de Leonardo como Ocionira eram incompatíveis com a remuneração que ambos recebiam. Ele era funcionário da Infraero. Já Maria Ocionira foi nomeada em janeiro de 2015 para exercer o cargo de assessora técnica na Secretaria de Governo, mas ficou apenas um mês na pasta. Em fevereiro, a assistente social e bacharel em Direito foi exonerada para assumir o cargo de direção no hospital psiquiatrico Areolino de Abreu, de onde também já foi exonerada.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

PORTAL AZ

08.08.2017

ARIMATÉIA AZEVEDO

Punição
O Tribunal de Justiça decidiu ontem, em sessão, investigar três juízes.
Mas eles já sabem de antemão que o mais que lhes pode acontecer como punição é pegar a gloriosa aposentadoria.
Bem remunerada.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

08.08.2017

GERAL

TJ instaura processo para investigar três juízes

Dois processos foram instaurados contra a juíza da 5ª vara de Família, Regina Celi Santos e Freitas. E o pleno ainda mandou averiguar eventuais irregularidades cometidas pelos magistrados Carlos Marcello Sales Campos e Francisco das Chagas Ferreira.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) decidiu em sessão plenária na manhã desta segunda-feira (07/08), instaurar dois Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) para apurar eventuais irregularidades (baixa produtividade) cometidas pela juíza Regina Celi Santos e Freitas, da 5ª Vara de Família da Comarca de Teresina.

Em ambos os processos, a magistrada é suspeita de cometer falta disciplinar ao não impulsionar os processos, retardando seus andamentos e de atrasar o cumprimento de carta precatória, incidindo nas penalidades do Art. 35, incisos II e III da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), quais sejam: não exceder injustificadamente os prazos para sentenciar ou despachar; determinar as providências necessárias para que os atos processuais se realizem nos prazos legais. O relator dos processos foi o Desembargador Brandão de Carvalho.

Outros dois processos, de relatoria do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil, foram instaurados para averiguar eventuais irregularidades cometidas pelos magistrados Carlos Marcello Sales Campos e Francisco das Chagas Ferreira.

ENTENDA

Os Pedidos de Providências nº 0000884-03.2015.8.18.0139 e nº 0000884-03.2015.8.18.0139 foram formulados contra o juiz Carlos Marcello Sales Campos, titular da Vara Única de Corrente, por solicitação, respectivamente, dos desembargadores Erivan Lopes, presidente do TJ-PI, e Eulália Pinheiro. São referentes a suposta falta disciplinar em razão de descumprimento do dever legal de fundamentar as decisões judiciais nos Habeas Corpus nº 2015.0001.009489-7 e nº 2015.0001.008394-2.

De acordo com o relatório do desembargador Ricardo Gentil, após notificação, o magistrado alegou, entre outros fatos, “a validade dos atos administrativos de flagrante e a verificação dos indícios de autoria e prova da materialidade; que as decisões foram tomadas com o fim de resguardar a ordem pública local, bem como assegurar o efetivo cumprimento das decisões judiciais decretadas, sendo indispensável naquele momento” e ainda “reconheceu que a motivação concreta não foi avocada nas

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

08.08.2017

GERAL

decisões, mas que esta atendeu ao requisito da fundamentação jurídica”.

Ao menos neste juízo provisório, restou evidenciado que o magistrado, ao invocar, de forma genérica, a garantia de ordem pública, como fundamento das decisões conversora da prisão em flagrante em preventiva, não apresentou motivação plausível que justificasse a aplicação das medidas restritivas”, afirma o corregedor em seu relatório. O desembargador ressaltou ainda que “não basta ao juiz realizar, pura e simplesmente, a aplicação da norma geral e abstrata ao caso concreto, impõe-se, na verdade, uma postura mais dinâmica por parte do julgador, elaborando uma verdadeira norma jurídica individualizada que regule de fato a situação posta para análise”.

Ainda segundo o corregedor, constatou-se que “o preceito da imprescindibilidade de fundamentação das decisões judiciais, não foi considerado, ao menos em tese, pelo magistrado, vez que este restringiu-se a fundamentar de forma genérica e lacônica as decisões que converteram as prisões em flagrante em preventiva”. O relator votou pela instauração do PAD para apuração dos fatos constantes dos autos, sem o afastamento do requerido de suas funções jurisdicionais, e foi acompanhado por seus colegas de Pleno à unanimidade.

PP nº 0000355-81.2015.8.18.0139

Já o Pedido de Providências nº 0000355-81.2015.8.18.0139, de autoria do Ministério Público do Estado do Piauí, refere-se a possível cometimento de falta disciplinar pelo magistrado Francisco das Chagas Ferreira, juiz da Vara Única de São Pedro do Piauí. A Promotoria de Justiça da comarca solicitou a “apuração de eventual esquema do magistrado com escritório de advocacia da região, bem como eventuais irregularidades na distribuição processual e favorecimento de partes, além da possível existência de funcionário ‘fantasma’”.

Segundo o relatório do corregedor-geral da Justiça, o magistrado alegou, após notificação, quanto o suposto “esquema” com advogados, que “as declarações do Promotor de Justiça são fantasiosas e levianas e que não tem responsabilidade sobre a impetração de grande volume de ações para anulação de empréstimo consignado, imprimindo a elas trâmite normal, cumprindo com sua obrigação de determinar a citação dos réus e homologar acordos realizados”.

Quanto à denúncia contra os servidores da unidade judiciária, o magistrado afirmou que “Sra. Nayana não tinha ingerência sobre a pauta de processos, não sendo possível, assim, beneficiamento à tramitação deles”; que não tinha conhecimento de que a servidora Érica Quadros tivesse integrado qualquer sociedade de advogados da região; e que escolheu o Sr. Herberth Denny para ocupar o cargo de Oficial de Gabinete por não ter encontrado quadros na região e que, com sua aquiescência, o mesmo não “assumiu expediente de trabalho” na Comarca de São Pedro devido à baixa remuneração ofertada pelo Tribunal para o cargo, tendo exercido suas atribuições à distância, sempre sob sua

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

08.08.2017

GERAL

supervisão.

Ainda durante leitura do relatório, o desembargador Ricardo Gentil destacou que inspeção realizada pela CGJ-PI “identificou irregularidade na conduta do magistrado em relação à manutenção do referido Oficial de Gabinete, tendo conhecimento de que ele não frequentava o local de trabalho e, no mesmo período, trabalhava como advogado militante”, constando no relatório da inspeção extratos do sistema ThemisWeb demonstrando esta atuação advocatícia. “(A inspeção) Concluiu, ainda, pela não constatação de nada de concreto a respeito do beneficiamento de escritórios de advocacia”, acrescentou o corregedor. Por conta disso, o voto do corregedor ateve-se à nomeação e manutenção do Sr. Herberth Denny de Siqueira Barros como Oficial de Gabinete na Comarca de São Pedro do Piauí.

Para o relator, a conduta do magistrado reclamado se mostra flagrantemente irregular em função da nomeação de um advogado militante como oficial de gabinete; ausência de fiscalização sobre a atuação do subordinado, permitindo que o nomeado permanecesse por mais de dois anos sem efetivamente exercer as atribuições do cargo para o qual fora designado, sem sequer comparecer ao fórum da comarca de São Pedro; e permissão para que o nomeado percebesse remuneração sem a devida contraprestação por mais de dois anos.

Por entender haver indícios consistentes de que o juiz não cumpriu com seus deveres funcionais, o relator votou pela instauração do Processo Administrativo Disciplinar para apuração dos fatos, comunicação da abertura do procedimento à Corregedoria Nacional de Justiça, assim como à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí para apuração de responsabilidade do advogado Herberth Denny de Siqueira Barros. O voto também foi acompanhado pelos demais desembargadores por unanimidade.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email