Clipping Diário 15.07.2017

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Clipping Diário

TJPI

15.07.2017

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

JORNAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

O DIA

15.07.2017

06

OPINIÃO

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

180 GRAUS

15.07.2017

BrJus

TJ-PI lança pesquisa para elabora metas nacionais do Poder Judiciário

O TJ-PI realiza, a partir da quarta-feira (12), até o dia 4 de agosto, pesquisa sobre as propostas de Metas Nacionais para 2018 do CNJ.

O objetivo do levantamento é viabilizar a gestão participativa e democrática na elaboração das Metas Nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ para o ano de 2018.

No mês de junho, o Comitê Gestor da Justiça Estadual elaborou a proposta inicial de Metas Nacionais para 2018 no âmbito da Justiça Estadual, que foi encaminhada a todos os tribunais do Brasil para a realização dos processos participativos junto aos públicos interno e externo.

Os magistrados, servidores, atores processuais em geral e os cidadãos podem participar da pesquisa acessando o questionário eletrônico disponibilizado no site do TJ PI neste link.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

180 GRAUS

15.07.2017

BrJus

Tribunal de Justiça instala 1ª Câmara Especializada Cível em Direito Público

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realizou a instalação da 1ª CâmaraEspecializada em Direito Público, sob a presidência do desembargador Haroldo Rehem, auxiliado pelos desembargadores Raimundo Eufrásio Alves Filho e Fernando de Carvalho Mendes.

Os trabalhos são secretariados pela servidora Célia Palha Dias, com assistência de Cícero Lopes da Silva.

Ainda na oportunidade, foi aclamado para presidir a 1ª Câmara Especializada Cível em Direito Privado, a partir de 18.07 (terça) , o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

180 GRAUS

15.07.2017

BrJus

Presidente em exercício do TJ-PI emite nota de apoio à Corregedoria Geral

O Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, vem a público externar o seu apoio ao trabalho da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí e do Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Ricardo Gentil, em especial, por manter-se firme e imparcial na importante e difícil missão de aprimorar, fiscalizar e moralizar o funcionamento dos cartórios extrajudiciais do Estado do Piauí.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

CIDADE VERDE

16.07.2017

ARIMATÉIA AZEVEDO

High tech
O Judiciário informou ontem que três quintos das pessoas condenadas a penas restritivas de liberdade no Piauí já fazem parte do sistema de controle digital de aplicação das penas. Na capital, seis em dez presos estão no sistema.

Masmorras
Muito bom que a tecnologia da informação esteja sendo usada para controle da aplicação dos presos, porque isso pode tirá-los de prisões medievais em menor espaço de tempo.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

15.07.2017

NOTÍCIAS

Três em cada cinco condenados têm controle digital da pena no Piauí, destaca CNJ

Ainda em 2017, sete das oito comarcas que abrigam prisões no estado devem aplicar o sistema de controle digital de presos

Todos os condenados já fazem parte do sistema de controle digital de aplicação das penas em Teresina (PI). A capital, que aloja cerca de 60% dos apenados do estado, usa o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Difundido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa automatiza cálculos de cumprimento das penas, prazos jurídicos e avisa juízes, o que evita deter réus além do devido.

No Piauí, a adoção do software começou pela Vara de Execuções Penais (VEP) da capital, em junho de 2016. Todas as ações relativas a presos que cumprem pena na comarca foram digitalizadas até dezembro. A partir dos dados, o SEEU calculou as datas de concessão de 630 benefícios penais — 522 progressões de regime e 108 liberdades condicionais.

Autos de 3.106 apenados correm em Teresina. “Uma vantagem do sistema é que esse total equivale ao número exato de condenados com processo aqui. Cada preso possui um processo de execução”, diz José Vidal de Freitas, juiz titular da VEP e coordenador-adjunto do Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) local.

Calcular as datas dos benefícios com precisão e antecedência transformou a rotina da VEP. O magistrado instituiu, via portaria, uma rotina de trabalho chamada Sistema de Apreciação Antecipada de Benefício (SAAB). Desde então, a análise para conceder direitos deixou de começar apenas após o critério de tempo ser atingido.

Servidores da vara consultam, no SEEU, quais réus têm benefícios a vencer nos próximos 60 dias. Em seguida, os autos seguem para que o Ministério Público se manifeste em três dias. “O promotor, então, emite parecer, contrário ou favorável, que me serve de subsídio. Com isso, efetivamos o direito no dia exato”, disse o juiz Vidal de Freitas.

Assim, o réu é atendido no prazo legal. Ao obter um benefício, como progressão ou condicional, o preso por audiência admonitória, quando o juiz informa as condições do regime e adverte das consequências de novo crime. Antes, após a sessão, o apenado era levado de volta ao presídio, para de lá ser liberado, o que demorava dias ou semanas.

Desde outubro último, o preso já deixa o fórum liberado ao fim da audiência. De imediato, a direção prisional também recebe aviso de liberação do preso. “Se for o caso, encaminhamos o alvará de soltura antes, informando o dia da liberdade do preso. O interno já vem com os dados checados, com os pertences, e não volta ao presídio”, relata Vidal.

A vara planeja emitir a carteira de livramento condicional no mesmo momento. Por ora, o réu deve buscar o documento na sede da Secretaria de Justiça, em outro ponto da capital. “Pleiteamos que o equipamento fique no fórum. Assim, os apenados já tirariam no livramento. Muitos são de outros municípios e pobres na imensa maioria”, disse o juiz.

A Defensoria Pública estadual, que encontrava réus detidos mesmo após alvará de soltura, elogia o trabalho. O órgão entrevistou todos os internos dos dois maiores presídios do estado, ambos em Teresina, em mutirões no ano passado. Nenhum benefício foi pedido à VEP, porque todos já estão com solução encaminhada.

Datas prováveis dos benefícios são informadas aos detentos em visitas às prisões desde abril deste ano. O SEEU gera extrato com cálculos da pena, que é entregue impresso aos detidos em mãos pelo GMF. Nas vistorias, a equipe também distribui cartilha — baseada em material do CNJ — sobre programas da VEP, como Começar de Novo e SAAB.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

15.07.2017

NOTÍCIAS

Se os maiores fatores para obter benefícios são tempo de detenção e conduta na cadeia, um está sob domínio do preso. “Sabendo a data, ele tem mais um motivo para manter bom comportamento. Não tem razão para cometer falta, não quer que haja problema. Isso tem contribuído para pacificar o sistema prisional”, afirma Vidal. Teresina, diz ele, está há um ano sem rebeliões.

Ainda em 2017, sete das oito comarcas que abrigam prisões no estado devem aplicar o sistema de controle digital de presos. Equipe do GMF iniciou a adoção do SEEU em Picos, Oeiras, Floriano, Parnaíba, Bom Jesus, Esperantina e São Raimundo Nonato. “Há problemas de acesso à internet, mas o objetivo é implantar completamente até o fim do ano”, informa o magistrado.

Manter réu preso além do tempo fixado enseja ação por responsabilidade civil do Estado, conforme a Constituição. “Sem informações com antecedência, não havia como garantir este direito ao preso. O sistema nos permitiu fazer isso. Com o benefício na data exata, temos cumprido a obrigação do Estado”, disse Vidal.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email