Clipping Diário 22.08.2017

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Tribunal de Justiça deve realizar 500 audiências durante semana

Juiz José Olindo é o responsável pelos julgamentos desse tipo de crime.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através da Coordenadoria da Mulher, que tem como coordenador-geral o vice-presidente do Tribunal, Desembargador José James, realiza de 21 a 25 de agosto a 8ª edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que tem como objetivo a realização de audiências e julgamento de processos envolvendo violência doméstica.

O juiz José Olindo, titular da 5ª Vara Criminal, responsável pelo julgamento dos crimes desta natureza, explica que uma grande estrutura foi montada pelo TJ-PI e seus parceiros para a realização da semana, que contará com o julgamento de processos em todo o estado do Piauí e também desenvolverá ações sociais de cunho preventivo e educativo nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos.

“Já temos cerca de 300 audiências marcadas e também julgamentos em Teresina, 203 em Parnaíba e 34 em Picos. É uma ação em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, com a OAB-PI, Defensoria Pública e Ministério Público”, completou o magistrado, reforçando que a 5ª Vara Criminal terá o auxílio de seis magistrados para esta ação.

A Coordenadoria da Mulher tem atuado em consonância com as diretrizes do CNJ buscando implementar boas práticas para aprimorar o Poder Judiciário. Esta será a primeira edição que a Semana será executada em forma de programa, diferente das edições anteriores, que eram executadas como campanha.

A abertura da 8ª Semana acontecerá no dia 21 de agosto no auditório do Tribunal com a presença de várias instituições parceiras que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher. Na ocasião, o Desembargador José James explanará um pouco sobre as ações realizadas pela Coordenadoria, bem como haverá apresentações culturais, entrega de certificados em homenagem aos policiais militares e o lançamento do livro Desvelando o cotidiano e seus múltiplos desafios.

“Para a realização da Semana foi montada uma força tarefa com seis juízes, seis promotores, seis Defensores Públicos, apenas na cidade de Teresina. Em Parnaíba serão dois juízes, dois Promotores e dois Defensores atuando. Todos trabalhando juntamente para termos o maior número de audiências realizadas possível e também o maior número de julgamentos de processos”, afirmou Aline Abreu, Psicóloga da Coordenadoria da Mulher.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

22.08.2017

GERAL

Campelo Filho faz reflexões críticas a condução da política no Brasil em seu primeiro livro

Obra será lançada em Teresina nesta terça –feira (22)

O advogado Campelo Filho lançará seu primeiro livro nesta terça-feira (22), às 19h, no Salão de eventos do Fórum Cível e Criminal Des. Joaquim de Sousa Neto, no Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina.

A obra “Reflexões Criticas – A condução da Política no Brasil: Estado, Sociedade e Direito”  foi editada pela Academia Piauiense de Letras e reúne mais de 60 artigos que versam sobre Políticas Comportamentais da Sociedade e Condução Política da Nação.

O conceituado professor Arnaldo Godoy, da PUC-SP, é responsável pelo prefácio e conceitua a oba como um livro de profecias.  “Os historiadores do futuro poderão recolher nos ensaios de Campelo uma síntese realista do Estado, do Direito e da Sociedade de nosso tempo (…) é um livro de história (…) mas também é um livro de profecias”.

O empresário e advogado Valdeci Cavalcanti também traça um comentário sobre o livro: “São reflexões firmes, posso dizer duradoras. É um livre pensador que navega na alma do estado, examina a saúde do Judiciário e teoriza com segurança, sobre os rumos do Direito e a sociedade, com suas expectativas, apreensões, conflitos e esperanças”, considera.

Os artigos coletados na obra foram escritos ao longo de dez anos, mas, com base na atual situação política do Brasil, o autor viu a necessidade de um posfácio. “De certa forma, é resultado de tudo aquilo que se anunciou ao longo desses dez anos, surgindo como um marco final, uma espécie de

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PORTAL

DATA

PÁGINA

EDITORIA

TERESINA DIÁRIO

22.08.2017

GERAL

resultado decorrente da errônea condução da política, embora se alimente uma necessária perspectiva de mudança”.

Campelo Filho é diretor Regional do Serviço Social do Comércio no Piauí – SESC, advogado militante, doutorando em Direito e Políticas Públicas. É ainda articulista do CONJUR, intitulado como “O mais completo veículo independente de informação sobre Direito e Justiça em língua portuguesa”

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email