Início » Corregedoria » Baixar para Avançar e Gabinete Itinerante reforçam trabalho em São Miguel do Tapuio

Baixar para Avançar e Gabinete Itinerante reforçam trabalho em São Miguel do Tapuio

 
 

Os projetos Baixar Para Avançar e Gabinete Itinerante continuam percorrendo as unidades judiciárias do Estado para ajudar a acelerar os trabalhos no âmbito do primeiro grau, contribuindo para aumentar a produtividade e melhorar a prestação jurisdicional no Piauí.

A última comarca beneficiada foi São Miguel do Tapuio, a 225km de Teresina, onde o Gabinete Itinerante produziu 485 minutas e 267 sentenças e o Baixar para Avançar realizou 473 movimentações, 162 arquivamentos e 110 baixas. Tudo em cinco dias. “São dois projetos complementares, que atuam no sentido tanto de acelerar o trâmite processual e melhorar a produtividade das unidades. Sabemos que parte das comarcas possui altos índices de congestionamento, então mais que cobrar e fiscalizar, nós também arregaçamos as mangas”, destaca o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

O coordenador do Baixar para Avançar, o analista judiciário Pedro Paulo de Silva explica que enquanto o Gabinete Itinerante, despacha processos conclusos em Gabinete, o Baixar Para Avançar trabalha baixando e muitas vezes arquivando esses processos, encerrando o trâmite. “Atuamos especialmente nas unidades que têm alto índice de congestionamento, dando encerramento nesse trâmite e preparando o ambiente para a chegada da digitalização. Esse apoio é importante, uma vez que os índices de produtividade do Tribunal junto ao Conselho Nacional de Justiça só são reconhecidos quando esse processo é finalizado”, diz.

Em São Miguel do Tapuio, as equipes compostas por quatro servidores puderam realizar um trabalho de parceria com a equipe da unidade, que apesar de pequena, é um exemplo de esforço e planejamento. “A unidade judiciária possui uma defasagem histórica de servidores e processos acumulados e mesmo com uma equipe muito reduzida, composta apenas um servidor do quadro, três cedidos, sendo apenas uma assessora com formação em Direito e um oficial de justiça que uma semana por mês trabalha na comarca, o juiz titular organizou um plano de trabalho eficiente, conseguindo diminuir a taxa de congestionamento em quatro pontos percentuais. Esse esforço por parte do magistrado e dos servidores é que nos motiva a buscar soluções, mesmo sem grandes recursos”, argumenta o corregedor.

Para o juiz da Comarca, Alexandre Alberto Teodoro da Silva o auxílio do Gabinete Itinerante e do baixar para Avançar foi essencial. “A equipe que esteve em São Miguel é excelente! São profissionais dedicados e extremamente técnicos. Tive a honra de receber esse trabalho excelente que a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí vem realizando e agradeço em nome de todos os servidores”, disse o magistrado.

Além de Pedro Paulo de Araújo Silva, a equipe da Corregedoria Geral da Justiça foi composta pelelo coordenador do Gabinete Itinerante,  Lorran Macedo Bastos, além de Hênio Aragão e Giovana Lustosa Serafim.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email