Início » Corregedoria » Gabinete Itinerante minuta mais de 70% dos processos  da 5ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Teresina

Gabinete Itinerante minuta mais de 70% dos processos  da 5ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Teresina

 
 

Depois dos municípios de São Pedro e Paulistana, chegou a vez de Teresina receber Gabinete Itinerante da Corregedoria Geral da Justiça. Dessa vez, a 5ª Vara de Família e Sucessões recebeu o grupo formado por seis servidores da Corregedoria, que em parceria com os dois assessores de Gabinete da própria unidade judiciária, minutou mais de 70% dos processos conclusos em gabinete em uma semana.

Processos minutados pelo Gabinete Itinerante

“Estamos perseguindo uma melhor produtividade em várias frentes. Uma delas é através do gabinete itinerante, que vem concentrando ações visando diminuir o grande acervo de processos paralisados em Gabinete. Priorizamos as comarcas que estão passando por problemas pontuais como o falecimento de um juiz, por exemplo, ou o déficit real de servidores, que acabam por interferir na produtividade das comarcas“, explica o Corregedor Geral da Justiça, Hilo de Almeida Souza.

Em Teresina, antes do gabinete itinerante chegar na 5ª Vara, constavam cerca de 1.500 processos físicos conclusos em gabinete aguardando análise. O trabalho da equipe, formada com seisservidores do Tribunal foram realizadas 1.660 minutas, dentre estas, 1.029 em processos físicos e 631 em processos eletrônicos. Ao todo, foram realizadas 178 minutas de sentenças, 1.445 de despachos e 30 de decisões.

O coordenador dos trabalho, Lorran explica que o foco principal são os processos paralisados há mais de 100 dias, visando a diminuição do acervo de feitos conclusos para despacho, decisão e sentença. “Chegamos à 5ª vara de família e sucessões com o objetivo de dar andamento a processos paralisados há um grande lapso temporal, tendo em vista a situação peculiar pela qual passou a unidade judiciária, com o falecimento da sua juíza titular, Dra Regina Coeli. Sabemos a importância que esse trabalho representa para a sociedade, tendo em vista se tratar de processos relacionados a família e sucessões, matérias demasiadamente sensíveis ao jurisdicionado”, destacou.

A atual juíza da 5ª Vara, Dra Tânia Regina Souza, ressaltou que já está analisando as minutas, uma vez que é um trabalho minucioso e que a iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, através do Gabinete Itinerante, veio de encontro com o propósito do Projeto Themis, idealizado por ela. 

Dando continuidade aos trabalhos, de 6 a 10 de maio, a equipe do Gabinete Itinerante segue para a Comarca de Simões e de 20 a 24 será a vez da 6ª Vara Cível da Capital. 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email