Início » Corregedoria » Corregedoria Geral da Justiça chega a 30 mil processos digitalizados e entrega selo de Vara 100% Digital em Buriti dos Lopes e Piripiri

Corregedoria Geral da Justiça chega a 30 mil processos digitalizados e entrega selo de Vara 100% Digital em Buriti dos Lopes e Piripiri

 
 

Com 30 mil processos, a Corregedoria Geral de Justiça chegou a 20% processos digitalizados de um total de 140 mil processos na área cível, no Piauí. Na última sexta (26), o juiz corregedor Dr. Luiz Moura entregou o Selo de “Vara 100% Digital” à Vara Única de Buriti dos Lopes, a 298 km de Teresina. A solenidade contou com a participação do prefeito do município, Júnior Percy. Nesta segunda (29) será a vez da 2ª Vara Cível de Piripiri receber o selo, durante a solenidade de entrega do Fórum Desembargador João Turíbio Monteiro de Santana.

Em Buriti dos Lopes foram migrados 769 processos para o PJe, pelos próprios servidores da Vara. Para a juíza da Comarca, Rita de Cássia da SIlva, o processo beneficia a todos. “A digitalização dos processos cíveis representa maior celeridade ao procedimento, facilidade no acesso, comodidade aos operadores do Direito e segurança. A medida torna mais rápida a confecção dos expedientes, facilita a comunicação direta com as Procuradorias, em especial aquelas que tem prerrogativa de intimação pessoal. Em relação aos oficiais de justiça, a digitalização possibilita a devolução direta dos mandados sem o intermédio da Secretaria da Vara. Outrossim, em caso de dúvidas, os autos ficam disponíveis no sistema, sendo estas dirimidas, sem demandar interferência de outro profissional.”, explica a magistrada.

Ela ressalta que os trabalhos foram feitos com o empenho dos seus próprios servidores. “É oportuno salientar que os projetos foram digitalizados contando única e exclusivamente com nossos servidores, que são poucos. Nesta oportunidade, publicamente, elogio toda a equipe, extremamente eficiente e comprometida com a prestação jurisdicional célere e segura”, destaca.

Para o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, que representou o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida Souza, na entrega do selo, o Poder Judiciário do Piauí vive um momento histórico, em que serve inclusive de modelo para outros Estados. “Semana passada recebemos uma comitiva da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, incluindo o corregedor, desembargador Marcelo Carvalho, que usará nossa experiência como modelo. Chegamos a 30 mil processos digitalizados e ainda faltam cento e doze mil processos. Iniciamos há pouco mais de três meses, com a integração e desempenho dos nossos valorosos servidores e do exército brasileiro vamos até o final de nossa gestão consolidar a justiça sem papel. Com criatividade e poucos recursos realizaremos o sonho de todos os operadores do Direito de nosso Estado”, garantiu Dr. Luiz Moura.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email