Início » TJPI » Destaques » Iniciada nova Turma do Curso de Formação de Conciliação e Mediação

Iniciada nova Turma do Curso de Formação de Conciliação e Mediação

 
 

Iniciou  nesta terça-feira (10) o Curso de Formação de Conciliação e Mediação. São 32 novos participantes  que estarão aptos para composição do banco de Conciliadores e Mediadores judiciais voluntários do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

O curso, reconhecido pela ENFAM por meio da  portaria n° 9 de 5 de fevereiro de 2018,  possui carga horária de 100h, e está dividido em dois módulos, sendo estes teórico (40h) e prático, por meio de estágio supervisionado (60h). O Módulo Teórico, iniciado hoje (10), vai até sábado (14) nos horários de 08 às 12h e 14 às 18h, na sede da Escola Judiciária.  E, o Módulo Prático inicia dia  23 de abril e vai até  28 de junho  de 07 às 14 horas na sede da CEJUSC – Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, bairro Cabral.

No módulo teórico, serão desenvolvidos determinados temas pelos professores e indicada a leitura obrigatória de obras de natureza introdutória ligados às principais linhas técnico-metodológicas para a conciliação e mediação, com a realização de simulações pelos alunos.

Cumpridos os 2 (dois) requisitos – frequência mínima e apresentação de relatório – será emitida declaração de conclusão do Módulo Teórico, que habilita o aluno a iniciar o Módulo Prático (estágio supervisionado).

No módulo prático, serão abordadas situações práticas sobre a teoria introdutória, com ênfase na aplicação das técnicas, ferramentas e habilidades adquiridas, analisando e refletindo sobre os efeitos das mesmas. Os alunos trabalharão em casos reais, extraídos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, CEJUSC, e participarão em diferentes papéis dentro de uma mediação (co-mediadores, mediadores e observadores), com o objetivo de apontar diferentes visões ao treinamento específico do papel de Mediador.

Será considerado reprovado na parte teórica o aluno que não atingir o percentual de 100% de frequência exigido para o curso e não obter a nota mínima de 7,0 (sete) na avaliação do relatório pelo instrutor responsável.

O curso é realizado mediante parceria da EJUD/TJPI  com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email