Início » Corregedoria » “Limpa 2020” vai acelerar todos os processos inscritos na dívida ativa do Estado

“Limpa 2020” vai acelerar todos os processos inscritos na dívida ativa do Estado

 
 

Cerca de três mil processos estarão aptos a serem negociados no próximo “Limpa 2020”, mutirão de execução fiscal do Governo do Estado em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça, que acontece a partir da próxima quinta (21) no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica/Instituto de Educação Antonino Freire.

Para o evento, a Corregedoria  já destacou uma equipe de mais de vinte assessores, que vão estar prontos para acelerar todos os processos aptos à negociação. “Esse será o grande diferencial desse programa de negociação. Teremos uma equipe grande e preparada, que vai movimentar todos os processos. Quem realizar o acordo, seja de pagamento total ou parcelado, receberá os descontos previstos em lei e terá seus processos extintos, em caso de pagamento total; ou suspensos, mediante ao pagamento da primeira parcela, caso opte por parcelamento. Isso acontecerá de forma imediata, uma vez que, fechada a negociação, os processos seguem para a sala de assessores e magistrados, que trabalhará concomitantemente”, explica Mônica Lopes, secretária geral da CGJ-PI.

Ela ressalta que os processos aptos à negociação, cujo os titulares não comparecerem para negociar, também serão movimentados. “Se não comparecer ou não tiver acordo, o processo também vai para a sala dos assessores que darão o andamento processual cabível, que pode ser de citação, penhora, busca por imóveis, liminares sentencias com resolução de mérito, ou o procedimento que que for mais adequado”, explica a secretária.

Para garantir uma equipe forte, a Corregedoria reuniu os assessores dos seus projetos mais importantes de aceleração de produtividade. “Os assessores dos projetos como o Baixar para Avançar, Gabinete Itinerante e Gabinete Remoto, além dos assessores da 4ª Vara da Fazenda Pública vão atuar em conjunto e preparados para acelerar todos os processos. Eles vão trabalhar no próprio local, todos os dias, para dar esse andamento”, garante Mônica Lopes.

Durante o “Limpa 2020”, serão negociados os débitos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), já inscritos na dívida ativa, com data até 31 de dezembro de 2018, com até 95% de descontos em juros e multas. As negociações serão feitas de 8h às 17h (inclusive no sábado, 23). A expectativa é negociar cerca de R$ 100 milhões.

A Secretaria de Fazenda do Estado já notificou os devedores que podem aderir ao mutirão. Pelo acordo, já previsto em Lei Estadual aprovada pela Assembleia Legislativa, o débito referente à obrigação principal, poderá ser reduzido até 95% dos juros e das multas punitivas e moratórias, na hipótese de pagamento integral, até 29 de novembro de 2019; 65% dos juros e das multas punitivas e moratórias, na hipótese de pagamento em até vinte e quatro parcelas mensais e consecutivas e 50% dos juros e das multas punitivas e moratórias, na hipótese de pagamento em até trinta e seis parcelas mensais e consecutivas.

As negociações seguem até a quinta (28) e acontecerão de 8h às 17h (inclusive no sábado,23).

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email