Início » Coordenadoria da mulher » Rede de Apoio à Mulher do TJ-PI discute combate à violência doméstica com pastores batistas

Rede de Apoio à Mulher do TJ-PI discute combate à violência doméstica com pastores batistas

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Mediante iniciativa do desembargador José James Gomes Pereira, coordenador estadual da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica, o juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, Antonio Oliveira; a representante da comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Karla Oliveira; o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu; a delegada Eugênia Villa e as servidoras Cibelle Holanda e Ísis Moura participaram de um sensibilização com 22 pastores de igrejas batistas de diversos bairros de Teresina, reunidos na sede da Convenção Batista Piauiense (bairro Ilhotas), na manhã desta quinta-feira, 18.05.

O encontro com os pastores seguiu os moldes do encontro ocorrido com padres católicos em março último.  Abrindo os trabalhos, o juiz Antonio Oliveira expôs os objetivos da campanha “Justiça Pela Paz em Casa”, no combate à violência doméstica e chamou a atenção para o ciclo de violência que os casos desencadeiam dentro dos núcleos familiares. “Quando estado ergue uma politica de combate à violência doméstica, ele não está protegendo apenas a mulher”, explicou o magistrado. “A família também é diretamente atingida quando ocorrem casos dessa natureza. O juizado da Violência Contra a Mulher não está protegendo somente a mulher, mas o resto da família, onde a violência reverbera. Um lar desestruturado vai gerar diversas mazelas”, explicou.

A delegada Eugênia Villa descreveu sua experiência dentro das delegacias, com o testemunho pessoal de casos. A delegada chamou a atenção para o fato de que as mulheres casadas também são estupradas por seus parceiros, o chamado “estupro marital”. “Pela nossa pesquisa a mulher agredida é casada ou tem relação estável com pessoas da confiança dela”, enfatizou a delegada. “Isso nos faz ver que essas mulheres estão sendo agredidas de surpresa. Diante desse prognóstico, desenvolvemos o aplicativo ‘Salve Maria’, que funciona como um GPS, indicando com precisão o local onde está ocorrendo a violência” explicou.

O secretario Fábio Abreu falou sobre as medidas adotadas pela segurança estadual para coibir os casos de violência doméstica. Abreu também destacou a necessidade dos membros da Igreja Batista saberem diagnosticar e reconhecer casos dessa espécie não apenas no âmbito de suas igrejas mas também nas comunidades em que suas igrejas estejam inseridas. Já a advogada Karla Oliveira, representando a OAB-PI, discorreu sobre o histórico da Lei Maria da Penha e destacou a necessidade de conhecer e saber distinguir os diferentes tipos de violência às quais a mulher é submetida além do tipo física.

A assistente social Cibelle Holanda, do Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha em Teresina destacou a importância do TJ-PI vir até a comunidade batista em busca de uma sensibilização, tendo em vista a liderança espiritual e também a força da formação de opinião dos pastores. O pastor Edson Gomes Pereira agradeceu a presença dos representantes da Rede, e em nome dos presentes contou da importância em conhecer aspectos novos a respeito do assunto, e que no seu entender ajudará bastante aos pastores batistas em relação a possíveis encaminhamentos. No final do encontro, os pastores receberam material socioeducativo (panfletos, cartilhas, folders) para distribuição e divulgação em suas respectivas comunidades.

Compartilhe: