Início » EJUD » Destaques-EJUD » Estão abertas as inscrições para o curso “Formação de Tutores no Contexto da Magistratura”, promovido pela EJUD/PI

Estão abertas as inscrições para o curso “Formação de Tutores no Contexto da Magistratura”, promovido pela EJUD/PI

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD/PI) abre, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o curso “Formação de Tutores no Contexto da Magistratura”, que será realizado no período de 1 (primeiro) de junho a 1 (primeiro) de julho. As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Judiciária até a próxima sexta-feira (21), por meio deste link.

A formação acontecerá na modalidade presencial mediada por tecnologia, por intermédio da plataforma Cisco Webex e contará com a carga horária de 30h/a. As aulas serão ministradas pela Prof.ª Liliane Campos Machado e pela Prof.ª Rosângela Maria Evangelista de Melo, Formadoras Credenciadas pela Enfam.

Este curso possui credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem efeitos para fins de promoção/remoção por merecimento e vitaliciamento na carreira de magistrados.

Serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, sendo 32 delas destinadas aos magistrados e 8 aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI).

De acordo com as instrutoras, a finalidade da formação é preparar os magistrados e os servidores para atuarem, de forma a inserir no planejamento de suas ações educativas, este curso voltado para a educação a distância, formar e aperfeiçoar e estes possam ser agentes multiplicadores dessa ação. Ampliando, inclusive, a ofertas de cursos nas comarcas mais distantes. Além disso, o curso visa preparar os cursistas para atuarem com segurança em outras ações educacionais que estejam em consonância com o ensino a distância promovida pela Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (EJUD/TJPI).

O curso abordará os saberes relacionados sobre conceito básicos e contexto histórico e legal do EAD no mundo e no Brasil, com enfoque contextualizado para o ambiente virtual de aprendizagem(AVA); elementos gerais da tutoria ( aspectos do ensino e aprendizagem no AVA); perfil do tutor (Competências e habilidades); elaborações de materiais para o EaD; planejamento do plano de tutoria, como critério de elementos gerais da tutoria (aspectos do ensino e aprendizagem no AVA); ementa, justificativa, objetivos, geral e específicos, metodologia, desenvolvimento das unidades e avaliação, demonstrando habilidade e conhecimento para a executar com segurança, portanto estamos em consonância com o anexo 2, da Instrução Normativa Enfam n.1/2017.

Cumpre ressaltar que as inscrições efetivadas serão regidas pelas regras de inscrição e participação em ações formativas promovidas pela EJUD/TJPI, estabelecidas pela Portaria n. 4101, de 11 de outubro de 2018. Finalizada a formação, os participantes poderão emitir as certificações por meio da plataforma EducaEnfam.

MINISTRANTES:

Liliane Campos Machado

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996). Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós-doutora pela Universidade de Brasília. Formadora credenciada pela Enfam.

Rosângela Maria Evangelista de Melo

Pós-Graduada em Psicologia aplicada – Psicopedagogia, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Habilitação em Orientação
Vocacional, pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Bacharela em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Tutora credenciada no ensino em EAD da Enfam. Formadora credenciada pela Enfam. Integrante do Banco Nacional de Mediadores e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Gerente de Projetos da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. Integrante do banco de tutores da Enfam. Representante da Esmec no programa “Fazendo Justiça no Ceará” com parceria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email