1.ª e 2.ª Varas do Júri da comarca de Teresina realizam mutirão

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A 1.ª e a 2.ª Varas do Tribunal Popular do Júri da comarca de Teresina estão, desde o dia 2 de setembro, unidas em um esforço conjunto para dar adiantamento a processos e julgamentos. A expectativa é de que o mutirão de júris e audiências prossigam até o dia 20 de dezembro e estão agendadas, inicialmente, 110 audiências de instruções e 15 sessões do júri. Os trabalhos estão acontecendo no auditório do Tribunal do Júri e na sala de audiências da 2.ª Vara do Tribunal do Júri, localizados no Fórum Cível e Criminal da Capital.

Para dar cumprimento a essas demandas, além dos juízes titulares da 1.ª e da 2.ª Varas, os magistrados Antônio Reis Nollêto e Maria Zilnar Leal, foram ainda designados mais dois magistrados, os juízes Robledo Moraes Peres de Almeida e Rita de Cássia da Silva.

O mutirão foi determinado pela Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Resolução n.º 145/2019. Para a magistrada Rita de Cássia da Silva, juíza substituta da Vara Única da comarca  de Uruçuí, as palavras-chaves desse mutirão são “criatividade, disposição e compromisso”. De acordo com a juíza, “devemos estar compromissados com o serviço prestado à população, especialmente porque no tribunal do júri são julgados processos relacionados à vida,  a razão de ser de todo o direito”.

“O tribunal do júri é um dos pilares da justiça”, avalia. “É um espaço democrático, no qual o cidadão pode ser julgado pelos seus pares. Por isso, pensamos que é uma iniciativa capital para o jurisdicionado da capital que se realize esse mutirão e que se dê velocidade nas demandas dos jurisdicionados teresinenses”, conclui o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email