16.ª Semana Justiça pela Paz em Casa: Núcleo Multidisciplinar Maria da Penha realiza ação na Associação dos Cegos do Piauí

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Núcleo Multidisciplinar Maria da Penha realizou, na manhã desta quinta-feira (12), na Associação dos Cegos do Piauí (Acep), uma roda de discussão sobre violência contra a mulher. A Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) esteve presente fomentando os debates acerca da matéria. A ação é parte da 16.ª Semana Justiça pela Paz em Casa, atividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizada em todos os tribunais brasileiros.

A ênfase do debate foi a discussão das peculiaridades que a Justiça confere para casos de agressão a mulheres com deficiência, bem como as formas de proteção às mulheres que sofrem esse tipo de violência.

O evento começou na parte da manhã e contou com a distribuição de troféus da Acep a mulheres representativas à comunidade. Em seguida, teve uma mesa composta pelas palestrantes — a assistente social Leina Mônica Timóteo, da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI; Renata Monte, psicóloga do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; a capitã Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha; e a analista pública Helemara Moura, da Secretaria Municipal de Política da Mulher. Durante as falas, foram destacadas as maneiras de combate e prevenção de crimes e violência, tanto na esfera privada e doméstica como no ambiente de trabalho, além das ações que o Poder Público têm tomado de forma a proteger a população feminina.

Nos questionamentos feitos pelas mulheres presentes, as principais perguntas foram direcionadas à primazia que as pessoas com deficiência têm ao entrar com processo contra agressores, o que confirmou o interesse que essa faixa de público mantém no assunto. “De fato, pensamos que seria estratégico realizar uma ação voltada para esse público. Quem fez a avaliação foi a psicóloga do Núcleo Maria da Penha com a mulher e ficamos muito felizes com a escolha desse local”, enfatizou Leina Mônica.

Para o presidente da Acep, Adailton Pacheco, a ação do dia de hoje foi esclarecedora. “Se para as mulheres que não têm deficiência o acesso à informação e às ações necessárias para se protegerem já é difícil, quanto mais não é para mulheres com deficiência visual”, disse. O acesso à informação para a autoproteção também foi sublinhado por Denise Silva, membro da Acep e que participou das atividades desta manhã: “A informação, hoje em dia, é tudo. Muitas mulheres sofrem agressão e nem sabe que aquela situação não precisa continuar. Então, penso que essa forma de comunicação é fundamental”, afirmou.

Semana Justiça pela Paz em Casa

No Piauí, a Semana Justiça pela Paz em Casa é organizada pela Coordenadoria da Mulher do TJ-PI e conta com apoio de órgãos do Sistema de Justiça e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como o Ministério Público do Estado do Piauí, a Defensoria Pública do Estado do Piauí, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, além de outras instituições e movimentos sociais de proteção à mulher. Nesta edição, cerca de 500 audiências de casos relacionados à violência contra mulher serão realizadas, além de um júri de tentativa de feminicídio na comarca de Piripiri.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email