3ª Vara da comarca de Floriano adere à realização de audiências por videoconferência

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A 3ª Vara da comarca de Floriano (a 240 km de Teresina) promoveu, nesta terça-feira (25), sua primeira audiência de forma virtual, utilizando aplicativo de videconferência. Sob a condução da mediadora Leticia Alves Guimarães e com a presença do defensor público Marcos Martins e dos jurisdicionados partes nos litígios, a sessão envolveu processo de investigação de paternidade. O magistrado titular da unidade é o juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos.

Para manter a produtividade da Justiça Estadual mesmo neste momento de pandemia em que é recomendado o distanciamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus, a Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí e a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí normatizaram, em março deste ano, a realização das audiências judiciais no âmbito do Poder Judiciário piauiense, por meio de ferramentas virtuais.

A utilização de ferramentas de videoconferência nas diversas unidades judiciárias tem entre suas principais vantagens a facilidade de o cidadão participar da audiência sem precisar se deslocar até a unidade judiciária, e a economicidade, ao possibilitar que as partes não tenham gastos com deslocamento.

“Diante disso (distanciamento social e suspensão das audiências presencias), nós estamos redesignando as audiências processuais, que já estão sendo remetidas para o Cejusc, para serem realizadas na modalidade virtual. Essa primeira mediação por videoconferência foi exitosa, as partes ficaram bastante satisfeitas e nós vamos prosseguir com as audiências virtuais”, pondera o juiz Marcus Klinger.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email