4.ª Vara Criminal de Teresina adere à realização de audiências por videoconferência

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A 4.ª Vara Criminal da comarca de Teresina realizou, nesta segunda-feira (25), sua primeira audiência de instrução e julgamento por videoconferência, por meio da plataforma Cisco Webex. De acordo com a magistrada titular da vara, a juíza Junia Maria Fialho, a audiência — parte de um caso que apura dois crimes de roubo e um latrocínio tentado — foi uma experiência exitosa. Desta maneira, a 4.ª Criminal de Teresina se torna a primeira vara criminal de competência comum a realizar audiências por meio de videoconferências na Capital.

“Esta foi a nossa primeira audiência por esse meio”, diz a magistrada. “Nós ainda estávamos em processo de conhecimento do sistema, para evitar qualquer intercorrência que pudesse causar alguma nulidade ao ato”, continuou.

De acordo com a juíza, medidas de segurança foram tomadas durante o processo da audiência. Segundo a magistrada, foram tomados cuidados para que as vítimas não fossem vistas pelos réus, assim como aconteceria numa audiência presencial. Aos réus também foram confiadas entrevistas reservadas com os seus defensores; um réu se encontra na Penitenciária Irmão Guido e outro, na Penitenciária de Altos.

“Eu considero esse tipo de audiência, no momento presente, extremamente vantajosa”, diz a juíza. “Na nossa unidade, por exemplo, o promotor, a defensora e eu integramos o grupo de risco porque somos portadores de doença auto-imune”, declara a juíza Junia Feitosa. “Eu creio que este método pode e deve fazer parte do dia a dia das Varas Criminais — principalmente nos processos com réus presos”, concluiu.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email