7ª Vara Criminal de Teresina realiza audiência de instrução e julgamento de caso relativo a tráfico de uma tonelada de cocaína

 
 

A 7ª Vara Criminal da comarca de Teresina, especializada em crimes de entorpecentes, realizou audiência de instrução e julgamento referente a denúncia contra possível organização criminal acusada de transportar uma tonelada de cocaína, em dezembro do ano passado. O caso configurou a maior apreensão de cocaína da história do Piauí. A audiência teve início na segunda-feira (22) e aconteceu de forma parcialmente presencial, sendo concluída por volta das 23h do dia 23. A sessão foi conduzida pelo magistrado titular da unidade, juiz Almir Tajra. A estimativa é de que a ação seja julgada no prazo de 30 dias.

Para evitar a aglomeração de pessoas e reforçar a segurança dos participantes neste momento de recomendação de distanciamento social, alguns depoimentos foram colhidos de forma presencial, no Fórum Cível e Criminal de Teresina, e outros, por meio do recurso de videoconferência. Ao longo de toda a sessão, foram seguidas todas as medidas de higienização necessárias à contenção da disseminação do novo coronavírus.

A realização da audiência nas modalidades presencial e on-line teve como objetivo garantir a celeridade processual, apesar da pluralidade de réus. Durante a sessão, foram ouvidas 16 testemunhas, entre testemunhas de acusação e de defesa. Parte dos advogados que assistem os acusados também se manifestou por meio de ferramenta on-line.

No segundo dia de instrução, foram realizados os interrogatórios dos acusados de participação no crime de tráfico de drogas. Dos sete réus que foram ouvidos, quatro participaram da audiência presencialmente, após terem realizado testes para detecção de Covid-19. Dois réus que se encontram no Piauí e um que está em Minas Gerais foram ouvidos por videoconferência. Somente um acusado, preso no estado de São Paulo, ainda não foi interrogado, estando previsto seu interrogatório para o dia 01 de julho, podendo ser encerrada, assim, a fase de instrução processual.

Caso

No dia 10 de dezembro do ano passado, sete pessoas foram presas em Teresina, durante operação deflagrada pela Greco, DOE e DEPRE, acusadas de integrar quadrilha especializada em crime de tráfico de drogas. Na ocasião, foram apreendidas uma tonelada de cocaína e duas aeronaves.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email