Início » TJPI » Destaques » Agroecologia: III Semana do Meio-Ambiente mobiliza magistrados e servidores

Agroecologia: III Semana do Meio-Ambiente mobiliza magistrados e servidores

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoveu, durante os dias 24 e 28 de junho, a III Semana do Meio-Ambiente, iniciativa do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa). Durante este período, foram realizadas ações relacionadas ao tema da proteção e preservação do meio-ambiente, como feiras agro-ecológicas, palestras e entrega de mudas de plantas nativas e frutíferas.

Esse evento faz parte da iniciativa do TJ-PI de estimular uma consciência mais verde, voltada à necessidade de tornar o ambiente de trabalho de servidores e magistrados mais sustentável. Nas palavras de Vanessa Tapety, superintendente de Gestão Socioambiental do TJ-PI, “a cada ano, desenvolvemos uma série de atividades para chamar atenção de magistrados, servidores e jurisdicionados quanto à necessidade de cada um fazer a sua parte para a promoção da sustentabilidade, seja no seu dia a dia profissional ou no restante da sua rotina”.

Dentre as atividades realizadas durante a Semana, foi ofertado ao público uma feira de produtos agroecológicos. A feira trouxe para o público a oportunidade de experimentar produtos livres de químicos. “O nosso intuito é incentivar cada vez mais o consumo de produtos sem agrotóxicos e totalmente livres de substâncias químicas”, afirma Vanessa Tapety. Para a superintendente, a feira foi um sucesso: “Tanto os servidores quantos os agricultores ficaram muito satisfeitos e o retorno foi muito positivo. Muitas pessoas nos pediram para que essa iniciativa de repita e que sejam promovidas outras ações desse tipo”.

Igualmente positiva foi a recepção à palestra “Os Benefícios dos Produtos Agroecológicos frente aos Riscos dos Agrotóxicos”, proferida Cristiane d’Albuquerque, coordenadora do Núcleo de Experimentação em Agroecologia do Colégio Técnico de Teresina (NEACTT) e líder do grupo de pesquisa em Experimentações em Agroecologia. A palestra marcou o fim da III Semana do Meio-Ambiente, e abordou conceitos básicos de alimentos agroecológicos, alertando sobre o risco do consumo de produtos com adição de agrotóxicos para a saúde humana.

“Comer é um ato político. Precisamos saber o que estamos ingerindo. Atualmente, há uma qualidade absurda de agrotóxicos na alimentação humana, e as pesquisas mais recentes mostram que os agrotóxicos têm efeito cumulativo”, alerta Cristiane d’Albuquerque, que afirma que já foram encontrados até mesmo resíduos de agrotóxicos em produtos processados, como o óleo de soja. Ao final da palestra, foram distribuídas mudas de plantas decorativas e frutíferas, como mudas de azeitona, oiti, palmeira-fênix e manga.

A III Semana do Meio-Ambiente trouxe uma feira agro-ecológica ao TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias