Início » Coordenadoria da mulher » “Agosto Lilás”: Coordenadoria da Mulher do TJ-PI realiza ações de enfrentamento à violência doméstica

“Agosto Lilás”: Coordenadoria da Mulher do TJ-PI realiza ações de enfrentamento à violência doméstica

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Ao longo do mês de agosto, diversas instituições e setores da sociedade civil reforçam as ações de combate e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, em uma campanha de mobilização instituída como “Agosto Lilás”. A iniciativa remete aos 14 anos de criação da Lei Maria da Penha, lei federal brasileira que tem como principal objetivo a coibição e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Esta semana, a primeira ação da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) foi a atividade “Mais Vale Prevenir do que Remediar”.

O Agosto Lilás, foi escolhido como o mês de conscientização do fim da violência contra a mulher com a finalidade de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e alertar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, bem como  divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

De acordo com o desembargador José James, coordenador da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, diante de um número tão expressivo dos casos de violência doméstica contra a mulher em nosso País e em nível mundial, ações como essas se fazem extremamente necessárias para combater esse fenômeno tão presente ainda em nossa sociedade. “É uma forma de mostrar para a sociedade que embora a violência continue, as pessoas e as instituições que estão engajadas no enfrentamento à violência doméstica, permanecem lutando”, afirma o desembargador, acrescentando que durante todo o mês de agosto serão intensificadas as ações de combate em matéria desta natureza junto às farmácias, em aderência à campanha “Sinal Vermelho”, e em condomínios.

Programação da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI

No âmbito da Justiça piauiense, a primeira atividade da Coordenadoria da Mulher foi realizada hoje (7), em oito condomínios da Capital. O enfoque do projeto é levar orientação às mulheres, com a distribuição de material informativo acerca da matéria, contendo instruções dos tipos de violência doméstica existentes, dos locais e canais de atendimento disponíveis para denúncia.

Estão agendadas também mais duas atividades para a próxima semana: no dia 12 deste mês será promovida capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na comarca de Itaueira (comarca que compreende os municípios de Itaueira, Rio Grande do Piauí, Pavussu e Flores do Piauí), às 14h, e o webinário “Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica no Piauí”, a partir das 19h, no Instagram oficial do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Piauí (CRF-PI)@:CRF-PI e via Youtube, no canal oficial de Joseana Leitão, vice-presidente do CRF-PI.

 

Compartilhe: