Cejusc e Nupemec promovem “Palestra Vivencial de Constelações Familiares”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Com o intuito de promover às partes envolvidas em um litígio a reconciliação de seus conflitos pessoais, com o auxílio dos métodos conciliatórios e de mediação, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoveu, nesta segunda-feira (25), nova rodada de atividades integrativas, desenvolvidas pelas equipes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A facilitadora e terapeuta integrativa Adriana Queiroz conduziu os trabalhos, no Pleno do Tribunal de Justiça.

A Constelação Sistêmica Familiar compõe uma prática integrativa que revela dinâmicas inconscientes do sistema ao qual a sociedade pertence, seja no âmbito familiar, no ambiente de trabalho ou nas relações matrimoniais. Essa prática foi adotada por diversos tribunais de Justiça, inclusive o TJ-PI, a fim de encontrar soluções que sejam satisfatórias para atender às questões judiciais.

De acordo com a coordenadora do Nupemec, juíza Lucicleide Pereira Belo, para a realização das práticas integrativas com os participantes sempre são escolhidos temas relativos aos direitos de família, tais como divórcio, guarda, herança. A magistrada acrescenta ainda a importância dessas práticas para a resolução de um conflito. “Esse projeto possibilita a reconciliação do indivíduo com o seu sistema. Uma vez promovida essa reconciliação, a gente promove a conciliação no processo”, declara.

Na oportunidade, a facilitadora Adriana Queiroz ministrou a “Palestra Vivencial de Constelações Familiares”, uma dinâmica vinculada ao projeto Leis Sistêmicas a Serviço da Reconciliação. O projeto faz parte do Núcleo de Soluções Sistêmicas.

Além da palestra, foram realizados exercícios com os participantes, nos quais podem interagir uns com os outros de forma espontânea e representar papéis correspondentes às funções que desempenham em suas próprias relações, sejam elas no âmbito familiar, matrimonial ou no trabalho. Dessa forma, os mediadores que coordenam esses exercícios, têm a capacidade de entender o conflito existente e identificar uma solução pacificadora para esses indivíduos.

Estiveram presentes ao evento além das partes envolvidas nos conflitos, advogados, mediadores, servidores e demais interessados na cultura de paz.

Cejusc/Nupemec

O Cejusc e o Nupemec são unidades do Poder Judiciário especializadas em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania, com auxílio de um conciliador. Os serviços de conciliação e mediação possibilitam às partes envolvidas em um conflito a resolução por meio de um acordo satisfatório, de modo a evitar a sua judicialização.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email