Nupemec, Cejusc e Justiça Itinerante prestam cerca de 120 atendimentos durante “Teresina em Ação”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Na primeira edição do “Teresina em Ação” de 2020, realizado neste sábado (1º), no bairro Vale do Gavião, zona Leste da Capital, as equipes de mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizaram quase 60 atendimentos de cidadania à população e agendaram 5 sessões de mediação. Já a Justiça Itinerante realizou 62 atendimentos, que consistiram no esclarecimento de informações quanto à inscrição e à realização dos casamentos comunitários previstos para a edição do “Teresina em Ação” do mês de abril. A ação é iniciativa da Prefeitura de Teresina em parceria com a Rede Clube.

No local, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) forneceram serviços de mediação e esclarecimento de dúvidas sobre demandas jurídicas, nos âmbitos cível e de família. Além disso, a Justiça Itinerante auxiliou os cidadãos com orientações jurídicas, serviços como ratificação de documentos e suprimento de registro civil e de óbito.

Ronaldo Silva, que já teve sua união oficializada pela Justiça Itinerante em outra edição do “Teresina em Ação”, estava agora à procura de informações sobre os procedimentos e documentos necessários para o casamento comunitário de um casal de amigos. “Eu indico porque quando eu vim, eu achei muito rápido, fácil. Chegamos lá, colocamos o nome. Posteriormente foi pega a documentação e foi marcada a data. Casamos e foi muito ágil”, declara.

Parceiros

Demais instituições parceiras do projeto também ofereceram seus serviços habituais, como agendamento e emissão de documentos (título de eleitor, CPF, identidade, alistamento militar, carteira estudantil), cadastramento em programas sociais do Governo Federal, orientação para microempreendedor individual, educação ambiental, atividades lúdicas para crianças, emissão do passe livre de idosos e pessoas com deficiência, orientações sobre o Programa Bolsa Família, dentre outros.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email