CNJ lança novo portal do Sistema Nacional de Adoção

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Foi lançado, nesta terça-feira (31), o novo portal do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante sessão ordinária realizada em ambiente virtual. Inicialmente contendo apenas informações das crianças e adolescentes disponíveis para adoção, o novo sistema inclui, agora, mais detalhes sobre o número de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional no País. A nova ferramenta permitirá às Varas de Infância e Juventude e aos demais órgãos de competência da matéria uma maior transparência dos dados sobre o perfil dos acolhidos e a atualização dessas informações em tempo real.

Com a criação da nova plataforma, será possível ter acesso, além da quantidade total dessas crianças e adolescentes,  a informações mais precisas sobre seu perfil, como o biotipo, geolocalização, idade, etnia, gênero, grupo de irmãos, deficiências e problemas de saúde, tipo de acolhimento e tempo sob tutela do Estado.

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento foi instituído pelo CNJ, em agosto do ano passado, por meio da Portaria Conjunta nº 4/2019, e traz uma visão integral do processo da criança e adolescente desde sua entrada no sistema de proteção até a sua saída, quer seja pela adoção ou pela reintegração a sua família de origem. O objetivo é otimizar o andamento do processo de adoção, por meio de recursos que facilitam a comunicação entre a Justiça e as famílias habilitadas para adoção.

SNA

O Sistema integra os dados de todas as instituições de acolhimento de crianças e adolescentes no país e é oriundo da união do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro de Crianças Acolhida.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email