Comarca de Piripiri promove edição do Projeto “Eu Tenho Pai”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Foi promovida, na comarca de Piripiri, mais uma edição do projeto “Eu Tenho Pai”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Justiça Itinerante, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) de Piripiri. Durante os dias 30 e 31 de outubro, estudantes da Faculdade CHRISFAPI, parceira do projeto, realizaram a coleta de material para confecção dos exames de DNA.

O projeto conta também com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí e tem a finalidade de assegurar o direito fundamental de todo cidadão, a sua identidade genética, buscando solucionar pendências relativas aos exames de DNA para reconhecimento da paternidade.

No dia 08 de novembro, na oportunidade do encerramento da Semana Nacional de Conciliação, as equipes realizarão nova ação, coletando o material genético. Em seguida, os exames de investigação de paternidade serão efetuados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

Para a juíza coordenadora do Cejusc de Piripiri, Fátima Martins, “trabalhar com o reconhecimento da identidade genética do cidadão é algo que, além de concretizar a missão do Cejusc, aproxima muito mais o Poder Judiciário da população”.

A ação é inteiramente gratuita e é destinada às pessoas com renda familiar de até três salários mínimos. Os interessados participaram de forma voluntária.

Parceria

As equipes contam ainda com o apoio da Defensoria Pública do Piauí e da Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri, além dos meios de comunicação de Piripiri e Brasileira, envolvidos na divulgação da campanha.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email