“Conhecendo a Agenda 2030”: Nupemec e Setor de Engenharia do TJ-PI divulgam ações do 6º objetivo da campanha

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”. Esse é o 6º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030, a agenda de Direitos Humanos das Nações Unidas. Com o objetivo de esclarecer a população acerca desse objetivo e estimular o uso consciente deste recurso tão importante para manutenção da vida, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), inicia nesta segunda-feira (21), as ações de divulgação sobre o 6º ODS, em seu perfil oficial no Instagram, @EquipeNupemecTJPI. As ações serão viabilizadas em parceria com a Superintendência de Engenharia e Arquitetura do próprio Tribunal.

Os ODSs foram definidos pela Organização das Nações Unidas com a missão de melhorar, até o ano de 2030, todos os índices que contribuam para o desenvolvimento das nações, levando em conta fatores como a pobreza, taxa de mortalidade, uso e acesso aos recursos naturais, dentre outros. De acordo com a ONU, “a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais”.

Para o coordenador de Políticas Judiciais do TJ-PI, Rinaldo Sousa, “o ODS 6 é extremamente necessário e desafiador”. “É importante considerar que a água está relacionada a todas as formas de desenvolvimento, como a segurança alimentar, a promoção da saúde, diminuição da pobreza, agricultura sustentável, geração de energia e a manutenção de ecossistemas equilibrados. A água potável é o recurso mais valioso para a nossa sobrevivência no planeta agora e no futuro. Aliás, sem ela não haverá futuro, e isso tem muito a ver com cada um de nós”, declara.

Parceria

A escolha da Superintendência de Engenharia e Arquitetura do TJ-PI como parceira do Nupemec nas ações de divulgação do 6º ODS da Agenda 2030 leva em consideração os esforços empreendidos pelo Tribunal, por meio deste setor, para que o novo prédio-sede do Judiciário piauiense seja ecologicamente inteligente.

“Toda a nova sede do Tribunal já foi pensada com a preocupação da utilização da água. Temos cisternas para reservar a água cinza e reservar uma parte da água da chuva para utilização nos jardins. Como naquela região ainda não há sistema de tratamento de esgoto, o Tribunal fez a própria estação de tratamento de esgoto para devolver os resíduos ao meio ambiente de forma tratada. Além disso, a área do entorno toda é de piso drenante, para permitir a permeabilização da água da chuva no solo, enumerou o arquiteto e analista judiciário do TJ-PI Sanderland Coelho Ribeiro.

Compartilhe: