“Conhecendo a Agenda 2030”: promoção da saúde e do bem estar da população é tema de campanha

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

“Assegurar a saúde e o bem-estar da população, promovendo ações de estímulo à pesquisa e à disseminação de informação sobre o tema saúde e contribuindo para a redução dos índices de mortalidade em públicos de todas as idades”. Este é o terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030, a agenda de Direitos Humanos das Nações Unidas. Engajado na causa, o Poder Judiciário do Estado do Piauí, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), deu início, nesta segunda-feira (24), à divulgação deste objetivo dentro da campanha “Conhecendo a Agenda 2030), promovida por meio do perfil @equipenupemectjpi no Instagram. A ação está sendo realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), centro de referência estadual no diagnóstico e no tratamento de doenças hemofílicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, denominação que vai além da ausência de doenças ou enfermidades. Até 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima alcançar até nove objetivos específicos relativos à matéria, entre eles “acabar com as doenças epidemiológicas como a  AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas; combater as doenças transmissíveis; reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis; fortalecer  o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva; atingir a cobertura universal de saúde, garantindo o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos”.

Nesse sentido, o movimento “Conhecendo a Agenda 2030”, que tem como principal finalidade a difusão das metas da Agenda para o alcance de indicadores nacionais que contribuam com os objetivos de desenvolvimento sustentável, realizou visita ao Hemopi para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela instituição junto às pessoas que convivem com a hemofilia e que são atendidas pelo Centro.

Para o coordenador de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ-PI, Rinaldo Sousa, “nada mais pertinente do que tratar sobre saúde e bem-estar neste momento de crise e de pandemia”. “A saúde é uma grande preocupação neste ano de 2020. Se hoje vivemos um tempo de incertezas e desconforto, é porque uma crise de saúde grave se instalou. A saúde é essencial, é um direito fundamental necessário para a sustentabilidade”, afirma.

A assistente social e supervisora em captação de doadores do Hemopi, Suzane Rocha, destaca a importância da doação de sangue em prol de salvar vidas. “Com uma bolsa de sangue, você salva até quatro vidas. O Hemopi é um órgão público do estado que atende e distribui bolsas de sangue para todo o estado do Piauí. É uma demanda muito grande, então para mantermos um estoque que atenda a essa demanda, nós precisamos das doações regulares de pessoas saudáveis. Nós temos pacientes oncológicos, pacientes hemofílicos, pacientes que vão fazer cirurgia, pacientes acidentados”. explica.

Doação

O Centro Hemopi possui um trabalho educativo feito por uma equipe de captação de doadores em escolas, empresas, faculdades e igrejas. A missão do projeto é incentivar e estimular as pessoas a doarem sangue, informando-as e procurando sensibilizá-las para esse fim. Os interessados em realizar doação de sangue podem entrar em contato com a equipe responsável por meio dos seguintes números, para receberem todas as orientações necessárias:

Teresina (86) 9 8894 6614 
Parnaíba (86) 9 8894 7159 
Picos (89) 9 8801 1717 
Floriano (89) 9 8801 1984 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email