Início » TJPI » Destaques » CONIN/TJ-PI participa do I Fórum Nacional de Controle em Brasília

CONIN/TJ-PI participa do I Fórum Nacional de Controle em Brasília

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Representantes do Controle Interno do TJ-PI (CONIN) estiveram reunidos em Brasília (DF) nos dias 26 e 27 de Outubro participando do I Fórum Nacional de Controle Interno, durante o qual foi apresentado documento elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) onde figuram dez passos para alavancar a governança no país.

O trabalho foi apresentado ao Governo Federal e a várias instâncias nacionais e internacionais, buscando contribuir para a superação de desafios que impedem o desenvolvimento econômico e social do país, como a má aplicação do dinheiro público, fraudes e corrupção.

“O trabalho, que servirá de base para futuro decreto, mostrou pontos importantes como Planejamento Estratégico, Auditoria, Controles Internos, Avaliações de Risco e também propostas de governança entre as federações”, afirmou o ministro Augusto Nardes, coordenador do Fórum. Um projeto de lei com o mesmo objetivo deverá ser analisado pelo Congresso Nacional. Caso aprovado, levará os princípios da governança a todos os Estados e municípios.

A presença do TJ-PI no I Fórum Nacional de Controle denota o compromisso, através do CONIN, em alinhar-se ao que vem sendo estabelecido entre os estados da Federação como passos essenciais para uma boa governança a ser implementada.

O processo de implementação será acompanhado pelo TCU, CGU e todos os órgãos de controle externo e interno do Brasil. Os participantes do I Fórum Nacional de Controle foram signatários de carta de compromisso ao final do evento, afiançando o respeito e cumprimento dos pontos estabelecidos.

Presidente do TCE MA José Ribamar Caldas Furtado ,Presidente do TCE PI Olavo Rebelo de Carvalho Filho, Auditor TJPI Carlos Antonio de Sousa Fontenele, Auditor TCU Antonio Alves de Carvalho Neto,Auditor TJPI Cleonardo das Chagas e Silva.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias