Conselheiros do CNJ dão palestras com orientações aos novos juízes do TJ-PI

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Os 13 juízes que tomaram posse ontem no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) participaram na manhã desta sexta-feira (18/08) de várias palestras com conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As palestras foram o início do curso de formação dos novos magistrados do Piauí.

O Conselheiro Luiz Cláudio Silva Allemand falou sobre a independência do Poder Judiciário e disse que os juízes têm a função de dirimir os conflitos com base na lei e não em fator político. Disse ainda que os magistrados e juízes precisam caminhar lado a lado par que a justiça seja mais efetiva.

“Todos precisam atuar harmonicamente. Hoje em dia se faz muita confusão quanto às prerrogativas. Prerrogativa não é privilégio, mas sim garantia de classe e de que os profissionais destas classes trabalharão de forma independente. E todos devem buscar a máxima efetivação da justiça”, disse Luiz Cláudio Silva Allemand, que comentou também sobre os grandes desafios que os novos juízes vão encontrar na magistratura.

Com atuação no CNJ, agora como Conselheiro, o advogado Norberto Campelo comentou sobre dados do CNJ que mostram que a falta de diálogo e estrutura adequada são as maiores queixas dos juízes para não produzirem mais. Porém, disse que cada magistrado é responsável por sua unidade judiciária e que o CNJ tem cobrado resultado nos trabalhos dos juízes.

“O ideal é que os profissionais tenham sempre qualificação constante para que possam produzir mais e melhor. O CNJ tem procurado auxiliar os Tribunais para que se estruturem e também ofereçam aos seus juízes a melhor estrutura possível, como é o caso do TJ-PI”, disse Norberto Campelo, parabenizando os novos juízes pela conquista.

Ao agradecer toda sua equipe de gestão, aos novos juízes e aos conselheiros do CNJ, o Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, encerrou o evento.

FOTOS

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email