Corregedoria do TJ-PI organizou 32 arquivos judiciários nos últimos 11 meses

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Equipe de Organização de Arquivo da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) organizou os acervos processuais de 32 unidades judiciárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) em pouco mais de 11 meses. Ao todo, 106.556 autos findos foram higienizados, catalogados, organizados em caixas-arquivo e localizados no Themis Web. No momento, a Equipe de Organização de Arquivo da CGJ está atuando nas Unidades Judiciárias de Valença e Pimenteiras.

Entre 28 de agosto de 2016 e 05 de agosto de 2017, a Equipe de Organização de Arquivo da CGJ, organizou o acervo processual arquivado de 32 unidades judiciárias: Monte Alegre, Gilbués, Redenção do Gurguéia, Bom Jesus, Santa Filomena, Francisco Santos, Bocaína, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Marcolândia, Simões, Simplício Mendes, Conceição do Canindé, Socorro do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Nazaré do Piauí, Jerumenha, Guadalupe, Manoel Emídio, Eliseu Martins, Parnaguá, Corrente, Cristalândia, Curimatá, Avelino Lopes, São Félix, Barro Duro, Picos (1ª e 2ª Varas), Nossa Senhora dos Remédios e Porto.

Este trabalho envolve a vistoria, catalogação, higienização, identificação em listas digitalizadas e confecção de caixas-arquivo, seguindo a Política de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, as normas do Conselho Nacional de Arquivos e as deliberações da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI. A Equipe de Organização de Arquivo da CGJ também realiza um breve treinamento dos servidores das unidades judiciárias beneficiárias sobre a metodologia implantada, a fim de que se possa executar o correto manuseio e manutenção dos documentos arquivados.

O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Ricardo Gentil, destaca que o avanço na organização dos arquivos judiciários viabilizará a Implantação da Gestão Documental na área-fim do TJ-PI, além de viabilizar uma maior celeridade à localização de processos, maior segurança quanto à custódia e preservação desses documentos, além de um ambiente menos insalubre para os servidores.

De acordo com o servidor da CGJ-PI Clarindo José Lopes Machado, integrante da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJ-PI e coordenador do grupo de trabalho, o cronograma da Equipe prevê a organização dos arquivos judiciários das Varas Únicas de Anísio de Abreu, Caracol, Batalha, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, além dos Juizados Especiais Cível e Criminal de Picos e São Raimundo Nonato, até o dia 21 de dezembro de 2017. “Estamos atuando nas unidades judiciárias de Valença e Pimenteiras, já tendo concluído o translado dos processos arquivados da Comarca de Valença para o Posto de Atendimento Avançado de Pimenteiras para a execução do trabalho”, ressaltou o coordenador.

FONTE: Corregedoria Geral da Justiça/TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email