Cosepi realiza reunião acerca de limites e possibilidades de atuação do poder público no combate à Covid-19

Publicado por: Victor Bruno

 
 

O Comitê de Saúde do Estado do Piauí (Cosepi) realizou, na última sexta-feira (19), reunião envolvendo representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF-1), da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e de entidades dos setores de saúde do estado e social com a pauta “Limites e possibilidades de atuação do poder público no combate à Covid-19”. A reunião foi presidida pelo juiz Antonio Oliveira, coordenador do colegiado.

Em sua fala, o magistrado destacou a importância do papel que o Cosepi vem desempenhando no combate ao coronavírus dentro do estado do Piauí, sublinhando sua atuação na identificação de problemas e no desenho de soluções dentro de um escopo tão delicado como o vivenciado no presente momento. Em especial, ficou registrado o pedido de que a Assembleia Legislativa do Piauí dê prioridade a discussões e votações relativas ao sistema de saúde do Piauí em com foco na Covid-19.

A reunião também foi a oportunidade para se registrar alguns dos êxitos que os Poderes, nas esferas estadual e municipais, têm obtido na luta contra a pandemia, como a instalação de 70 ventiladores no município de Teresina, além da abertura de um novo seletivo para a contratação de 357 profissionais da saúde em todo o estado do Piauí. Além disso, novos cursos de capacitação para o combate à Covid-19 estão sendo realizados em todo estado. A próxima reunião do Cosepi está prevista para o próximo dia 17, às 10h30.

Participantes
Participaram da reunião, além do juiz Antonio Oliveira, coordenador do Cosepi; a juíza federal Marina Barros Mendes; a promotora de Justiça Cláudia da Rocha Seabra; o defensor público Igo Castelo Branco Sampaio; o representante da OAB Willaims Cardec da Silva; a médica Mirian Palha Dias Parente, presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí; Daniel de Albuquerque, da Procuradoria Geral do Município de Teresina; a psicólogoa Joyce Mesquita Nogueira, do Conselho Regional de Psicologia do Piauí; o procurador Francisco Pierot Junior, da Procuradoria Geral do Estado; Joselma Oliveira, da Sesapi; e Telmo Mesquita Gomes, da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email